O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é a atração deste sábado, 13, do projeto “Música na Praça”. O grupo coordenado por Luis Marcos Caldana se apresenta no coreto da Praça da Matriz, às 11h.
A participação deste sábado, bem como as programadas para o decorrer do ano por grupos musicais da instituição, é viabilizada via parceria entre o Conservatório e a Prefeitura. O Música na Praça voltou a ser realizado regularmente no dia 8 de abril, com a presença da Big Band do Conservatório de Tatuí.
Neste dia 13, os percussionistas do Conservatório brindarão o público com uma apresentação diversa, capaz de mostrar algumas das possibilidades sonoras que envolvem os instrumentos do grupo. O repertório a ser apresentado encantou alunos da Escola do Sesi, em concerto didático apresentado em abril.
Para a abertura, está programada uma performance de palco diferenciada, com o som das caixas sendo “explorado” na obra “As Baquetas”, de Edgar Rocca (Bituca).
A apresentação prossegue com a variação entre o clássico e o popular: “Bachianas Brasileiras No 4 – Preludio”, de Heitor Villa-Lobos; e “Festrio”, obra em que o peruano Alvaro P. De Leon Ruiz mostrou festejos tradicionais de seu país.
“Entertainer”, obra de Scott Joplin, trará uma melodia que muitos dos expectadores certamente já terão ouvido na televisão, enquanto que “Pandeirando”, de Douglas Gutjahar, é caracterizada pelo som de quatro pandeiros, instrumento tipicamente brasileiro.
Outra música que o público certamente reconhecerá – sobretudo os adultos – é “Led Zeppelin Medley”, com arranjo de Jeff Moore. A música popular tem espaço garantido nas obras que encerram a apresentação: “Cenas Brasileiras (I Baião – II Frevo)”, de Ney Rosauro; “Festa Latina”, de Lalo Davila; e “Carioquinha – Brasileirinho”, de Waldyr Azevedo.
Além de Caldana, o Grupo de Percussão será integrado por Agnaldo Silva, Bianca Pavanello, Carlos Estefanero, Giovanni Ricioli, Jeferson Oliveira, Maura Jansson, Nicolas Botelho, Renan Dias, Rodolfo D’Avila, Rogério Cipriano, Roger Brandino, e Patrícia Campos (contrabaixo).