O teatro “Procópio Ferreira” recebe neste domingo, 1º, às 11h, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. Formado em 2018, o grupo se dedica à pesquisa e divulgação da música brasileira de raiz, a chamada “música caipira”.
De acordo com o coordenador do grupo, o violeiro Zeca Collares, o concerto terá músicas que marcaram gerações, como “Beira Mar” (domínio público), “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Eu, a Viola e Deus” (Rolando Boldrin), “Amora” (Renato Teixeira), “Índia” (José Asunción Flores), “Pout Pourri de Pagodes” (Tião Carreiro), “Cordeiro de Nanã” (Mateus Aleluia), “Quanto um Violeiro Toca (Almir Sater), “Trem do Pantanal” (Geraldo Roca) e “De papo pro ar” (Joubert de Carvalho).
O Grupo de Música Raiz sobe ao palco com Zeca Collares, Odair Júnior, Atila Ramirez e Amadeus Morais (viola caipira e voz), Gilliard Machado (percussão e voz), João Ferrari (baixo e voz), Laidenss Guimarães (violão 7 cordas e voz) e Mariana Lizardo (voz).
Collares é compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).
Atualmente, é professor do curso de viola caipira e coordenador do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí.