
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí apresenta-se no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, nesta sexta-feira, 25, às 20h. Sob coordenação de Alexandre Bauab Junior, os músicos fazem apresentação como parte integrante da 56ª Semana da Música, o mais longevo evento da instituição.
Para o concerto, foram selecionadas obras importantes na história do choro. Serão apresentadas “Papo de Anjo” (de Avena de Castro), “Norival aos Sessenta” e “Itapagipe” (Luperce Miranda) e “Perigoso” e “Escorregando” (Ernesto Nazareth).
Também haverá apresentação das composições “Feira de Mangaio” (Sivuca), “Entre Amigos” (Raul Silva), “Dança do Urso” (Candinho do Trombone), “Choro Cubano” (Mauricio Carrilho), “Ali-Baba” (Henrique A. de Mesquita) e “A Ginga do Mané” (de Jacob do Bandolim).
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com “notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero”.
O grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro “Claudio Santoro” (Campos de Jordão) e Sesc (Serviço Social do Comércio) Paulista (no programa “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac). Também subiu aos palcos da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”), fez apresentação no Memorial da América Latina e na Sala São Paulo.
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é resultado do “ineditismo da instituição”. O CDMCC foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o “choro” como curso regular.
“Essa iniciativa busca resgatar o gênero, bem como as tradições e os melhores compositores do nosso país”, cita-se em nota enviada pela assessoria de comunicação da instituição.
Fundado em 1993, além de apresentações públicas, o grupo atua na formação de novos músicos e novos públicos. Coordenado pelo violonista Alexandre Bauab, o Grupo de Choro gravou seu primeiro CD em 1999.
O grupo tem, ainda, participações nos CDs “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares); “Soleil” (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão); e participou da trilha do longa-metragem “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.