Da redação
Em processo de desenvolvimento, o Grupo Experimental 3o Sinal promete a apresentação de até dez espetáculos inéditos no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, no fim de março.
Para tanto, a partir deste domingo, 10, o agrupamento inicia as inscrições de espetáculos para a primeira edição da “Mosteque (Mostra de Teatro Quebre a Perna)”. As matrículas devem ser feitas pelo perfil do grupo no Instagram “@ter.sinal”, disponível pelo link: https://www.instagram.com/ter.sinal/.
As inscrições permanecerão disponíveis até o dia 31 de janeiro, um domingo. O resultado dos espetáculos selecionados está programado para o dia 17 de fevereiro, um sábado, enquanto as apresentações estão previstas para o final de março, entre os dias 21 e 27, domingo e sábado.
Segundo o diretor do agrupamento, César Santos, 27 de março foi escolhido por ser a data na qual comemora-se o Dia Internacional do Teatro.
“É preciso divulgar e fixar essa data na cabeça da população, de forma que gere um interesse mútuo pela cultura. É um processo árduo, mas estamos no caminho”, declarou.
De acordo com os membros, o grupo tatuiano foi fundado há seis anos, tendo realizado, há dois anos, a primeira montagem, com o espetáculo “A Ver Estrelas”. Devido à pandemia, no ano passado, o agrupamento promoveu aulas online e encontros a distância, através de plataformas de vídeo.
O grupo foi contemplado pela Lei Federal 14.017/2020, a “Lei Aldir Blanc”, a qual disponibilizou uma verba emergencial para criação e desenvolvimento de projetos culturais, sendo repassada pelo decreto municipal 20.657.
Conforme o agrupamento, “os integrantes promoveram reunião na qual decidiram criar uma mostra de teatro para que aconteça um movimento teatral ainda maior e movimente o turismo local”.
De acordo com a curadoria do evento, “a mostra tem por base difundir e compartilhar conhecimentos e formas diferentes de fazer teatro, conhecendo e trocando experiências com outros grupos sobre formação, processo de criação e resistência dos grupos de teatro nos municípios do interior”.
“Desta forma, ainda pretende utilizar-se do evento para divulgar a cidade de Tatuí como MIT (município de interesse turístico)”, acrescenta a curadoria.
Inicialmente, o desejo é que o projeto seja executado de forma presencial. O grupo informa que a mostra poderá ser prorrogada até o final de maio, caso haja aumento no número de casos da Covid-19.
Neste caso, o agrupamento estuda a hipótese de realizar toda a programação de forma online em meados de junho, para poder concluir o projeto.
Além dos dez espetáculos inscritos em caráter competitivo, a programação contará com a apresentação de abertura de um dos espetáculos da Trupe Garagem & Cia. de Teatro e encerrará a programação com a estreia do novo espetáculo do Grupo Experimental 3o Sinal, ainda em processo.