Grêmio Progresso Colonial é bicampeão do 30º ‘Ceramista’





Siticocimocir

Equipe de Itu venceu em casa e é forte candidata a troféu definitivo

 

O primeiro colocado do “Campeonato de Futebol dos Ceramistas” é veterano. Campeão de 2013, o Grêmio Progresso Colonial manteve a conquista em 2014 e sagrou-se, no sábado, 8, grande vencedor do evento desportivo.

A equipe de Itu venceu a Cerâmica Tezotto, de Jumirim, pelo placar de 3 a 0. O jogo que decidiu o campeonato aconteceu no Estádio “João Ferreira Marciano”, localizado na avenida Bom Retiro, sem número, no bairro Canguirí, em Itu.

A organização destacou a presença de “bom público” e classificou a final como “um grande jogo de futebol”. A explicação é que a Cerâmica Tezotto surpreendeu na etapa classificatória. O time registrou “grande campanha” ao longo da disputa, sendo a única a derrotar o mesmo adversário durante os duelos.

Estreante na competição, a Cerâmica Tezotto passou a ser considerada favorita em razão do nível técnico apresentado. Ela era cotada como a “primeira estrangeira” a levar o título. Até então, o feito havia sido atingido pelas equipes das cerâmicas São Francisco, de Laranjal Paulista, e Souzatex, de Tatuí.

O Grêmio Progresso vinha de campanha regular. Entretanto, trouxe na bagagem título do ano passado. Apesar de não se destacar como a adversária, a então equipe campeã terminou em primeiro lugar nas duas primeiras fases do torneio. O time apostou nos méritos para sagrar-se vice-campeão.

Na final, a vitoria “sorriu” para a equipe gremista que “melhor se adaptou ao ritmo do jogo”. O time venceu a Cerâmica Tezotto e, com isso, caminha para a posse definitiva do troféu transitório “João Ferreira Marciano”. O troféu é concedido em definitivo para as equipes que vencerem o torneio por três anos.

Ao todo, o Grêmio Progresso jogou oito vezes, venceu sete, marcou 27 gols e sofreu 9. O time chegou à final da disputa com 88% de aproveitamento técnico.

O “Campeonato dos Ceramistas” é promovido pelo Siticocimocir (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, do Mobiliário e de Cerâmicas de Itu e Região). Ele reúne equipes compostas por atletas que atuam nas categorias profissionais atendidas pela entidade classista.

Tatuí esteve representada pela Cerâmica Nova União, desclassificada no mês de outubro. A equipe havia obtido classificação com base no desempenho registrado na primeira fase. O time tatuiano completou a lista dos oito classificados que permaneceram nos grupos iniciais e competiria dentro de seu respectivo grupo. A equipe local disputava pelo grupo “B” do torneio.

Também compunham o grupo: a Eppo-Saneamento Ambiental & Obras Ltda., Estrutural Blocos & Telhas Ltda – Selecta e Incargel – Industria Cerâmica Ltda. Já o grupo “A” conta com os times da Cavicon Industria & Comércio de Materiais de Construção, Cerâmica Tezotto Ltda. (Jumirim), Grêmio Recreativo Esportivo Progresso Colonial, de Itu, e Marcenaria Simão Ltda.

De acordo com a organização, na disputa entre seus respectivos grupos, apenas os três primeiros times do “A” e do “B” prosseguiriam. Os últimos colocados – em quarto lugar – deixariam a competição na chamada fase dos “play-offs”.