
Da reportagem
Na tarde de sábado passado, 12, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) esteve em Tatuí, junto à primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, para a cerimônia de formatura do programa estadual Caminho da Capacitação, uma iniciativa de qualificação profissional que leva cursos gratuitos à população por meio de carretas adaptadas.
A agenda oficial ocorreu na Praça da Matriz, durante a programação da 11ª Feira do Doce e do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”.
A solenidade celebrou a conquista de quase 400 formandos de Tatuí e outros seis municípios da região: Alambari, Boituva, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Capela do Alto e Iperó.
O coreto da Praça da Matriz recebeu diversas autoridades. Subiram para compor a cerimônia o prefeito do município, Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu (Republicanos); e o presidente da Câmara Municipal, Renan Cortez (MDB).
Também compareceram ao local deputados estaduais e federais, além dos prefeitos e primeiras-damas das demais seis cidades participantes do programa.
Outros vereadores e autoridades estiveram no evento, acomodados em frente ao palco, juntamente com os formandos que celebravam a conclusão dos cursos.
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem áreas como mecânica, tecnologia e inovação, gastronomia, beleza e bem-estar e moda, e são planejados conforme a demanda de cada município.
De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, em Tatuí, dois cursos de alta procura foram disponibilizados: soldagem e manutenção automotiva, “beneficiando diretamente 110 pessoas com capacitação e novas oportunidades no mercado de trabalho”.
Em seu discurso, a primeira-dama do estado declarou: “Quando as carretas do programa chegaram, trouxeram mais do que cursos. Elas trouxeram a mensagem: ‘Você pode’”.
“E foi bonito ver como essa mensagem foi acolhida. Ver mães, pais e jovens trabalhadores dando o máximo de si, dando o próximo passo. Ver gente simples, de coração gigante, mostrando que não há idade nem barreiras para aprender algo novo”, complementou.
Cristiane também agradeceu a atuação da equipe do Fundo Social do estado, “que dedicou tempo e esforço para que o projeto saísse do papel e chegasse a quem mais importa: as pessoas”.
A primeira-dama do estado também agradeceu aos professores: “Vocês foram mais que educadores, foram agentes de transformação, inspirando, motivando e conduzindo com excelência cada etapa da formação dos nossos alunos”.
Finalizando, Cristiane estendeu o agradecimento aos parlamentares que indicaram os municípios para receberem a capacitação e às primeiras-damas de cada cidade, “que acolheram os projetos”.
A primeira-dama de Tatuí cumprimentou os presentes na cerimônia, os formandos presentes e agradeceu às autoridades representantes do Poder Executivo e Legislativo.
“Agradeço também à minha equipe do Fundo Social, que trabalhou com tanto empenho. Deus tem me honrado. O que fazemos aqui é com fé e com o coração”, complementou.
Regiane também falou sobre os formandos: “Hoje, agradeço a vida de todos vocês que estão aqui se formando.
Eu sei que vocês terão muito sucesso. Como eu disse, comecei falando: vocês vão ser protagonistas das suas próprias vidas a partir daqui. Sei o quão valioso será esse curso na vida de vocês, com o qual vocês terão muito sucesso”.
“Quero agradecer imensamente, de coração, ao governador e à Cristiane, nossa querida primeira-dama amada, que conseguiu fazer esse vínculo tão amoroso com o município”, finalizou
Posteriormente, o prefeito Miguel comentou ter certeza de que essa “será uma data marcante, que será um divisor de águas para a cidade”. O chefe do Executivo municipal também parabenizou os formandos e disse que esteve nas duas carretas em Tatuí.
O prefeito também contou sobre o pai, que foi lavrador e, com 18 anos, saiu do sítio e foi trabalhar em São Paulo como ajudante-geral.
“Lá, ele teve oportunidade de fazer um curso de soldador para poder aumentar seu rendimento na empresa onde ele trabalhava”, contou.
De acordo com Cardoso Júnior, o pai, Miguel Lopes Cardoso, também fez um curso de mecânico de manutenção, “onde ele conseguiu, através do seu esforço e do seu estudo, criar os dois filhos e criar toda a família. Infelizmente, ele faleceu no ano passado”.
Voltando aos formandos presentes na cerimônia, o prefeito declarou que eles “estão no caminho certo”.
“Tenho certeza de que todo esse esforço e essa dedicação vão render muitos frutos e as portas irão se abrir. A gente só deseja que esse seja o primeiro de tantos projetos que a gente consegue hoje inserir na nossa região”, finalizou.
Posteriormente, André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, também parabenizou os formandos.
“Nós (os deputados presentes) estamos muito felizes de estarmos aqui representando o Poder Legislativo e de ter mandado recursos de verbas por meio do orçamento, por meio de emendas voluntárias e impositivas, para esse programa que é maravilhoso”, relatou.
“Um programa que gera oportunidades, um programa que muda a vida das pessoas com essas carretas. São 32 carretas percorrendo todo o estado de São Paulo para levar a capacitação à população”, complementou.
Prado ainda parabenizou a primeira-dama do estado pela iniciativa e comentou que ela tem percorrido todas as cidades do estado, “levando essa capacitação e vendo de perto o quanto isso está transformando, o quanto isso está melhorando a vida das pessoas e o quanto isso faz a diferença para quem tem a oportunidade de ser capacitado, de ser inserido no mercado de trabalho”.
Finalizando os discursos do dia, o governador também parabenizou os alunos. “É especial estar com vocês, comemorando essa formatura dentro de uma festa como a Feira do Doce. Hoje, estamos celebrando o retorno de cada sonho, a realização de cada esforço”, afirmou.
Freitas também parabenizou os deputados presentes pelos trabalhos realizados e agradeceu à esposa. “Ela tem sido meu esteio e meu pilar. Tem me dado sustentação e sempre disse para mim: ‘Vai dar certo, substitua o não vai dar pelo vai dar certo’. Parabéns, porque você transformou o sonho em realidade. Você tirou essas carretas do papel e está acontecendo”, emendou.
O chefe do Executivo estadual também parabenizou os professores dos cursos do “Caminho da Capacitação”. “A gente sabe que não é pelo dinheiro, mas sim por compartilhar conhecimento com as pessoas”, disse.
O governador ainda contou uma história relatada por uma aluna que participou do programa em outra cidade. “Ela estava sem celular e não tinha dinheiro para comprar um, então, recebeu de presente o aparelho da prima e, por meio das redes sociais, descobriu o programa”, contou.
“Ela tinha R$ 17 na conta e correu para a prefeitura para fazer a inscrição, gastando R$ 16,40 com um motorista de aplicativo. Ela foi fazer o curso, deixando dois filhos em casa. Ia todos os dias de manhã pegando carona e voltava a pé, andando quilômetros para fazer a capacitação”, continuou.
“Ela estava fazendo uma aposta, a aposta de que o curso iria fazer a diferença. Era um curso de beleza para trabalhar em salão. Antes do final do curso, foi empregada no melhor salão de cabeleireiro da cidade. Antes de terminar o curso, conseguiu um emprego”, apontou o governador.
Outro exemplo citado foi o caso da cidade de Rafard, onde, diante da demanda da indústria por soldadores, o programa estadual formou 54 profissionais, todos empregados ao final do curso.
Segundo Freitas, cerca de 700 pessoas estão se formando nesta edição regional do programa, das quais 499 “já estão sendo inseridas no mercado de trabalho”.
Ele também falou sobre a criação da plataforma Trampolim, lançada na semana anterior, que oferece mais de 6.700 oportunidades de capacitação e emprego em todo o estado (acessível pelo site www.trampolim.sp.gov.br).
“O nosso objetivo é garantir o direito ao trabalho. Queremos que cada pãozinho cresça, que a solda saia perfeita, que cada um prospere na sua área”, afirmou.
Freitas explicou, ainda, como a qualificação profissional integra o programa Superação da Pobreza, que se baseia em três trilhas: proteção social, desenvolvimento de capacidades e inserção no mercado. “Acreditamos que é possível superar a pobreza em São Paulo com trabalho, incentivo e políticas públicas sérias”, sustentou.
Finalizando a fala, o governador ainda comentou sobre os doces sendo vendidos no evento, como bala de coco, quindins e chocolates. “Nada melhor do que celebrar uma formatura em meio à Feira do Doce. Que Deus abençoe a vida de vocês e que venham as próximas vitórias”, concluiu Freitas.