Gonzaga deixa Prefeitura visando Alesp

Em carta, ex-prefeito destaca conquistas em 15 meses na secretaria do Governo

Gonzaga discursa durante evento (foto: divulgação)

O ex-prefeito e ex-deputado Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, atual secretário do Governo na administração da prefeita Maria José Vieira de Camargo, anunciou nesta sexta-feira, 6, a desincompatibilização do cargo, conforme determina a lei eleitoral.

Gonzaga, que é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira, deverá apresentar-se em agosto, na convenção estadual do PSDB, como candidato a deputado estadual.

O ex-prefeito alcançou essa função por dois mandatos, entre os anos de 1998 e 2004. Na Assembleia Legislativa, chegou a ocupar a presidência da Comissão de Finanças e Orçamento.

Deixou o cargo para assumir como prefeito de Tatuí, em 2005, e foi reeleito em 2008, ficando na Prefeitura até 2012. Em 2014, disputou novamente as eleições para deputado estadual, obtendo 57 mil votos, sendo 31 mil votos em Tatuí. Atualmente, Gonzaga é o primeiro suplente de deputado estadual da coligação PSDB/DEM/PRB/PPS.

Durante o período como deputado, trabalhou e votou pela instalação do gás natural no Estado, “decisão que trouxe desenvolvimento para o interior paulista”, como divulgado nesta sexta-feira, pela assessoria de Gonzaga.

Em 2001, atuou contra a proibição da “cama de frango” na nutrição de bovinos, na defesa dos produtores da região de Laranjal Paulista, que produziam 42 mil toneladas do produto.

Entre outras conquistas apontadas pela assessoria, está a duplicação da SP-127 (rodovia Antonio Romano Schincariol), no trecho Tatuí/Itapetininga; recursos para a Santa Casa de Misericórdia poder construir a ala de internação; e a autoria da lei estadual 10.464/1999, que determina a autoridade policial e aos órgãos de Segurança Pública a busca imediata de pessoa desaparecida menores de 16 anos ou pessoa de qualquer idade portadora de deficiência física, mental ou sensorial.

Também é da autoria dele a lei estadual que regularizou o serviço de transporte intermunicipal de estudantes através de vans, peruas escolares ou similares, serviço prestado sem taxímetro.

Durante os biênios 2007-2008, 2009-2010 e 2011/2012, Gonzaga conquistou o prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) para prefeitos que se destacam na criação de novos empregos e novas oportunidades para a população.

Na Prefeitura, foi o responsável pela instalação de grandes indústrias no município, gerando mais de 5,5 mil novos empregos formais. Ainda promoveu reforma administrativa e implantou a Previdência própria (TatuíPrev).

Também foi durante o governo dele que foram realizadas as obras da duplicação e terceira faixa da SP-141 e o trevo de acesso ao município na SP-127. Construiu dez escolas de ensino fundamental e dez creches, aumentando em seis vezes o número de vagas em creches, segue a assessoria.

Na gestão dele à frente da Prefeitura, articulou a vinda da Fatec (Faculdade de Tecnologia), do Poupatempo e da reforma do Museu “Paulo Setúbal”, além da construção de mais de 1.100 casas populares.

Também conquistou, em 2010, o 5° Prêmio CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), após levar a Prefeitura a ficar entre as dez melhores organizações públicas do Estado de São Paulo para estágio.

Em 2015 e 2016, a convite do governador Geraldo Alckmin, integrou o Conselho de Administração da Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo), cargo que deixou para concorrer nas eleições de 2016.

Tatuiano, Gonzaga, de 71 anos, começou a carreira como contabilista, é formado em direito e atuou como advogado e empresário. Disputou sua primeira eleição em 1992, ficando em segundo lugar na disputa pelo cargo de prefeito.

A desincompatibilização é o afastamento obrigatório de um candidato a um cargo eleitoral. Se o candidato ocupa algum cargo público, para que ele possa concorrer nas eleições pode ser exigido o afastamento. Se isso não acontecer, o candidato fica proibido de concorrer à vaga.

A obrigatoriedade existe para garantir que o candidato não use os benefícios do cargo que ocupa para obter vantagens para si ou para a campanha.

No caso do ex-prefeito, o prazo é de seis meses antes das eleições gerais. O pleito ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28, nos casos de segundo turno.

Neste momento, o ex-prefeito, que é membro do Diretório Estadual do PSDB, deverá atuar na região pela eleição do governador Geraldo Alckmin a presidente da República.

O político disponibilizou uma carta aberta, na qual pontua a atuação dele como secretário do Governo nos últimos 15 meses, sem remuneração. Neste período, Gonzaga realizou as principais articulações políticas da administração municipal, “conquistando junto aos governos estadual e federal mais de R$ 30 milhões em recursos para Tatuí”, conclui a assessoria.


Carta aberta

Olá meus amigos. Os desafios se renovam todos os dias. Vocês conhecem a minha história e o meu trabalho. Um novo capítulo começa a ser escrito neste dia e vou dividir com vocês, meus amigos de sonhos e de lutas, esta nova situação que se apresenta. Juntos, eu e você vamos caminhar olhando para o futuro.

Há 15 meses, venho colaborando com a administração da prefeita Maria José, na função de Secretário de Governo, e assim posso dizer que venho servindo à minha cidade, de forma voluntária, abrindo mão da remuneração que o cargo oferece, ciente das minhas responsabilidades em um momento difícil para o município.

Numa crise nunca vivida nesta cidade, acreditei, com a história que escrevi na vida pública, que era minha missão colaborar para ajudar a alterar o curso dos acontecimentos. Servir a Tatuí, neste momento, seria colaborar de forma positiva e propositiva, pois conheço as trilhas e os caminhos dos recursos em São Paulo e Brasília.

Minha missão até este momento foi cumprida com êxito. Olho e vejo que, com trabalho consegui somar para o município, o valor de mais de R$ 30 milhões em recursos, estaduais e federais. Recursos que permitiram construir pontes, creches, escolas, tapar buracos, construir estradas, pagar dívidas e restabelecer serviços na saúde, que salvaram vidas.

O destino, após refletir com profundidade, exige de mim uma nova opção: seguir em frente e dar prosseguimento ao trabalho que desempenho, ao longo dos últimos anos ao lado, de um político talentoso, empreendedor, humanitário, que acredita nas causas que abraça e, sobretudo, sério e honrado: Geraldo Alckmin.

Aceitei enfrentar este novo desafio de novamente contribuir com o futuro, colocando como prioridade neste projeto Tatuí e sua região, que ainda carece de investimentos e novos projetos para o seu desenvolvimento.

A missão agora será outra, ainda a ser discutida com vocês e os companheiros do meu partido, o PSDB. Deixo o cargo de secretário, pois assim exige a legislação eleitoral, mas renovo as esperanças de dias melhores para todos nós. Estou aqui novamente para trilhar um caminho comum, de sonhos e expectativas cultivadas a favor da nossa gente.

Tatuí, 6 de abril de 2018.

Luiz Gonzaga Vieira de Camargo