Da reportagem
Após meses de indefinições, o goleiro Mateus Correia da Costa está em Manaus (AM) e já treina com o elenco da Associação Sport Club Atlético Amazonense. Aos 26 anos, o tatuiano tem a primeira oportunidade no futebol profissional.
Costa foi contratado pela Atlético Amazonense e pôde profissionalizar-se em dezembro do ano passado. Apelidado de “Pitbull do Amazonas”, o clube da cidade manauara foi fundado em 8 de janeiro de 2018 e profissionalizou-se há cerca de um ano.
O contrato é válido de 5 de dezembro de 2020 até 20 de novembro deste ano. Costa já está regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para atuar na segunda divisão do Campeonato Amazonense de 2021.
Costa deveria apresentar-se e ser integrado ao elenco do Atlético Amazonense entre os dias 15 e 21 de fevereiro. Entretanto, a viagem sofreu alterações, devido aos problemas provocados pela Covid-19 e à falta de oxigênio em hospitais do estado.
Posteriormente, a viagem do tatuiano ao município manauara foi remarcada para o final do mês de março, porém, também acabou cancelada. Costa chegou em Manaus somente em 15 de agosto e a apresentação oficial no novo clube aconteceu no dia seguinte.
Na mesma semana, começou os treinamentos no centro da equipe, localizado no Clube Assel, em Manaus. Segundo ele, devido ao curto período para estreia na competição estadual, a preparação está sendo bastante “intensiva e objetiva”, com uma rotina de treinos e adaptação de alimentação e horários.
Os treinamentos táticos e físicos têm sido promovidos de segunda-feira a sábado, em dois períodos, pela manhã e à tarde. Durante este período, Costa tem ficado no CT, com atletas de outras regiões do país.
A segunda divisão do Campeonato Amazonense de 2021 terá a partição de seis clubes. Além do Atlético Amazonense, ainda será disputada por Sul América, Rio Negro, Tarumã, CDC Manicore e Manauara.
O campeonato tem início previsto para o próximo dia 15, uma quarta-feira, e a decisão está marcada para o feriado de 15 de novembro – Proclamação da República -, uma segunda-feira, na Arena da Amazônia, construída para a Copa do Mundo de 2014.
“Estou bem confiante. Estamos treinando e batalhando muito para fazer uma boa estreia e um grande campeonato, para poder dar o primeiro passo que é a classificação para a semifinal. O segundo passo é a classificação para a final e, como consequência, o acesso à série A, e o terceiro objetivo é o título estadual”, declarou Costa.