Da redação
O projeto “Vozes da Arte de Tatuí: Fortalecendo a Diversidade na Cidade Ternura”, de Raul Galhego da Silva, faz a estreia do nono e penúltimo episódio da segunda temporada. Será nesta sexta-feira, 11, às 18h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube, em dois formatos: sem audiodescrição (https://bit.ly/4eW08KO) e com audiodescrição (https://bit.ly/3zVj39S).
O artista entrevistado no vídeo por Adriana Afonso, a Drica, é Gio, tatuador em Tatuí desde 2020. Ele começou com o desejo de “melhorar de vida”, aponta a divulgação do projeto.
“Com garra e vontade de vencer, iniciou os estudos sobre tatuagem, buscou aperfeiçoar o que aprendeu e continuou estudando novas técnicas”, segue a divulgação.
Atualmente, vive dessa arte, tem o próprio estúdio e já deixou sua marca em vários artistas da cidade. Além de tatuador, Gio é estudante de teatro e circo.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do governo Federal e da prefeitura de Tatuí, o projeto apresenta dez entrevistas programadas, dando destaque para artistas locais com ênfase em mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+, pessoas negras e outras minorias sociais.
De acordo com o proponente, Galhego da Silva, “a série é uma plataforma para dar visibilidade a esses talentos e incentivar a participação do público em eventos culturais locais, fortalecendo a cena cultural de Tatuí, promovendo o diálogo entre a comunidade artística e o público em geral, além de fomentar novas parcerias e colaborações”.
“Pretendemos, ainda, aprofundar as demandas da classe artística, identificadas na primeira edição, como a necessidade de investimentos públicos, inclusão social e viabilidade econômica da carreira artística. O objetivo é construir um ecossistema cultural mais justo e representativo, promovendo a colaboração entre os artistas”, conclui Galhego.