Se dependesse do favoritismo e do elenco, o XI de Agosto seria o terceiro e último campeão da edição 2014 da “Copa Rádio Notícias de Futebol Máster”. O que os agostinos talvez não contassem – e os palpiteiros que acompanharam a competição da superveteraníssima desde o mês de abril, também não – era com a determinação e sorte do Gepav (Grêmio Esportivo Pavanelli).
Depois de desbancar o até então invicto São Martinho, na etapa semifinal, o time mostrou a que veio. No campo do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), o Gepav derrotou outra equipe que não havia perdido. Venceu o XI de Agosto, cujo elenco era apontado como o “melhor preparado”.
A partida decisiva aconteceu na manhã de domingo, 14, tendo sido iniciada com quase uma hora de atraso com relação ao agendamento. O último jogo da 14a edição da competição teve arbitragem de Dirceu Martins Junior, com auxílio de David Assunção e André Soares. Carolina Assunção atuou na mesa de anotações.
Por conta do falecimento do pai de um dos atletas de equipe participante, houve um minuto de silêncio. Considerado um clássico, o jogo valia mais um título da competição para o XI de Agosto. O Gepav brigava pelo seu primeiro.
Antes do pontapé inicial, os jogadores cantaram o Hino Nacional. Mandante do jogo, o XI entrou em campo com Fábio, Geraldinho Neves, Mutreta, Isaque, Valmir Mola, Jairinho, Lucas, Ivo, Tutu, Batistinha e Helinho. O time do técnico Kiko Sá contou, ainda, com reforço dos jogadores Dirceu Pessoa, Dunga, Comelli e Marcos Carriel, no banco de reservas.
Comandado por Jair de Sales, o Gepav contou com elenco formado por Edinho, Amendoim, Osni, Caito, Geraldo Queixada, Márcio, Aranha, Luis Carlos Lua, Altair, Mateus e Tartaruga. No banco de reserva esteve o jogador Adão.
Até o início da partida, o XI era apontado como favorito, por conta da campanha (encerrando as três fases em 1º lugar) e do elenco. Alguns de seus jogadores haviam sido campeões em edições anteriores. Já o Gepav buscava “pelas beiradas”, vencendo times como o São Martinho e o Santa Cruz.
De uniforme azul, o Gepav começou o jogo “mais esperto” que o XI de Agosto. O time mandante deu o pontapé inicial com o jogador Marquinhos, que recebeu bola passada pelo professor Nando – convidado a fazer a abertura.
Iniciada às 10h27, a partida resultou em tentativas de finalização a gol pelo XI de Agosto, de uniforme vermelho e preto. Aos dois minutos e meio de jogo, o XI pressionou em busca do primeiro tento, mas parou nas mãos do goleiro Edinho.
No lance, o agostino Lucas bateu e Edinho defendeu. A espalmada fez a bola esparramar na zaga e voltar a quicar no gol, com Edinho fazendo nova defesa.
Equilibrado, o jogo chegou ao final do primeiro tempo sem gols. Antes do encerramento, Kiko Sá substituiu Jairinho por Caipirinha. Já no segundo tempo, as equipes voltaram com a mesma formação. A partida teve nova substituição por parte do Gepav. O técnico Jair de Sales trocou Altair por Afonso.
Ainda no início da partida, Tutu bateu desequilibrado e o XI perdeu a chance de ouro de inaugurar o placar. O Gepav respondeu, mas com um passe errado e que rendeu chance de contra-ataque por parte dos agostinos – sem sucesso.
O time da “Égua Vermelha” continuou apertando, mas o Gepav respondeu aos sete minutos do segundo tempo ao aproveitar cruzamento do lateral Amendoim. De cabeça, ele fez a bola “morrer no fundo da rede” do XI.
Na tentativa de virar o placar, os agostinos realizaram “ataques sequenciais” sem sucesso, até que aos 18 minutos igualaram a partida. Lucas aproveitou passe de Tutu e bateu com categoria no gol, desviando do goleiro, Edinho.
Mesmo com as equipes tentando ganhar vantagem, a partida terminou empatada por 1 a 1. Ainda no final do segundo tempo, o Gepav fez mais duas substituições. Trocou Geraldo Quexada por Bequinha; e Aranha por Cesar.
Pouco antes da cobrança, a organização divulgou os vencedores de cesta básica. Caito, do Gepav, e Valmir Mola, do XI levaram o prêmio concedido pelo Sindmetal. A entidade também auxiliou o Lar São Vicente de Paulo.
A terceira decisão por pênaltis da “Copa Rádio” terminou na segunda bateria de cobrança, quando o Gepav fez 3 a 2. Na primeira bateria, Ivo marcou para o XI de Agosto e Luis Carlos Lua não conseguiu cravar pelo Gepav.
Helinho ampliou para o XI, deixando o placar em 2 a 0. Na sequência, Mateus Poles marcou o primeiro do Gepav e Valmir Mola desperdiçou para o XI. Osni deixou o placar todo igual para o Gepav, empatando a partida por 2 a 2.
Nas cobranças alternadas, Isaque bateu por cima do gol, mandando a bola para fora. O título do Gepav veio com gol marcado por Bequinha, fechando 3 a 2.
Ao final da partida, o vereador Márcio Antonio de Camargo, o Márcio do Santa Rita, fez entrega de medalhas e premiação. Na solenidade, ele representou o diretor-presidente da Central de Rádio, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.
O time campeão também teve o goleiro Edinho eleito como “melhor”. A artilharia teve de ser dividida entre Aranha, Urutagua (São Martinho) e Helinho. Cada um dos jogadores chegou ao final da superveteraníssima com quatro gols.