GCM promove a moção ‘Guarda do Mês’

Certificação dos guardas civis municipais ocorreu na Câmara Municipal neste dia 13

Guardas civis destaques de 2022 recebem certificado “Guarda do Mês” na Câmara Municipal  (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

Neste dia 13, a Câmara Municipal de Tatuí foi palco da cerimônia anual de entrega de moções e do certificado “Guarda do Mês” à equipe da Guarda Civil Municipal (GCM).

Participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos, o comandante da GCM, Vanderlei dos Passos, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu (PSDB), os vereadores Cintia Yamamoto Soares (PSDB), Fábio Antônio Villa Nova (PP), João Eder Alves Miguel (MDB), José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB), Valdir de Proença (Podemos), parte do efetivo da GCM e familiares.

Na solenidade, os guardas que se destacaram em cada mês deste ano, por conta das ocorrências nas quais estiveram à frente das investigações e nas que as solucionaram, foram homenageados pelos parlamentares.

Passos contextualizou que, todo mês, a instituição presta uma homenagem aos guardas e à guarnição que se destacaram. “Escolhemos determinadas ocorrências e cumprimentamos quem as conduziu. Por conta disso, decidimos fazer este evento, trazendo a nossa corporação junto com seus familiares. É um momento muito importante para todos nós, após um ano repleto de trabalho e dedicação para com Tatuí”, declarou.

Representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, o secretário Campos comentou sobre o papel das famílias dos integrantes da GCM.

“Vocês não têm ideia do quanto são importantes na vida dos nossos guardas. Vocês são base, e sabem perfeitamente o trabalho duro que as equipes possuem. Sou grato por ver o quanto o nosso quadro de profissionais é excelente e comprometido com o bem-estar da população”, parabenizou.

O secretário frisou o papel de “defensores da sociedade”. “Vocês são os nossos heróis. Em muitas ocorrências atendidas, vidas são salvas por vocês, que, muitas vezes, não sabem os nomes dessas pessoas, mas elas são gratas à corporação, assim como Deus, lá em cima”, mencionou.

Campos também agradeceu aos parlamentares. “A Câmara dá todo o apoio à instituição. É um trabalho interdependente. Muitas vezes, árduo, mas recompensado com os resultados ótimos que são obtidos”, concluiu.

Abreu salientou que, sem a atuação da GCM, a segurança pública em Tatuí estaria “caótica” e frisou a parceria com a Polícia Militar. “Sabemos que o efetivo da PM na cidade é pequeno. O trabalho em conjunto com os guardas civis municipais é de extrema importância, haja vista aos casos que vemos sendo solucionados. Isso é louvável”, apontou.

Para o guarda civil da primeira classe Leandro de Camargo Barros, “a solenidade marca a valorização da corporação, que vem desempenhando um trabalho de excelência, fazendo com que o município esteja cada vez mais seguro, onde as pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor, com a atuação dos 138 profissionais, atendendo 400 ocorrências por mês”.

Os destaques de janeiro foram os guardas civis de primeira classe Sidney Paes Marcino e Fábio de Almeida Paes, que solucionaram três ocorrências.

A primeira, ocorrida em 15 de janeiro, foi referente a um furto ocorrido na rua 11 de Agosto, onde a equipe foi informada de que um homem havia quebrado o vidro de uma loja.

Em contato com o proprietário e através do sistema de câmeras, a equipe descobriu o veículo do suspeito, localizando a residência dele. Diante disso, a GCM foi até o local e encontrou os produtos furtados. O suspeito assumiu a autoria e foi indiciado, ficando preso, à disposição da Justiça

O segundo caso, também de furto, ocorreu no dia 25 de janeiro, no bairro São Lázaro, quando um homem entrou em uma casa para furtá-la. A GCM conseguiu encontrá-lo ainda dentro do imóvel. Por conta do “estado flagrancial”, o criminoso foi indiciado e ficou detido.

O terceiro caso, em 27 de janeiro, foi referente a uma moto furtada e, em seguida, localizada na região central. O proprietário confirmou a Marcino e Paes que a moto havia desaparecido após estacioná-la em frente à casa dele. A moto acabou entregue ao dono.

O GCM de segunda classe Maximiliano Heitor Camerino se destacou em fevereiro por resolver uma emergência clínica, quando estava em plantão em um ginásio de esportes, onde acontecida a vacinação contra a Covid-19, e percebeu que uma senhora, que tinha saído do local, estava na calçada fazendo sinais, solicitando ajuda.

Vereador Alves Miguel e comandante Passos prestam homenagem a familiares de Aline Miranda (foto: Fábio Morgado Rotta)

O guarda acionou as enfermeiras, que foram socorrê-la. Por conta de estar engasgada, foi realizada a manobra de Heimlich, uma técnica usada em casos de emergência por asfixia, provocada por algo entalado nas vias respiratórias. Na terceira tentativa, a equipe conseguiu desobstruir as vias aéreas da senhora, que não teve nenhuma lesão.

Em março, o comandante João Batista de Almeida e a guarda civil de segunda classe Vanessa da Rocha Serafim investigaram sobre tráfico de entorpecentes, durante patrulhamento pelo bairro vila Angélica, onde moradores denunciaram à equipe que um casal estava comercializando drogas na região.

Após as investigações, Vanessa e Almeida abordaram um homem e uma mulher com as mesmas características descritas. Na abordagem, a GCM encontrou sete porções de cocaína.

O suspeito ainda confessou que, no veículo em que estava, havia mais drogas, sendo 26 porções de cocaína e 19 de maconha. Na residência do casal, a equipe encontrou mais de mil porções de cocaína. O casal foi preso e ficou à disposição da Justiça.

O destaque de abril foi o guarda civil de segunda classe Djalma da Silva Leite, que faz parte da corporação há 15 anos e, juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), desenvolve trabalhos com dependentes químicos.

Pelo mês de maio, a GCM prestou homenagem à guarda civil da segunda classe Aline Reareli Franco Miranda, falecida nesse mês deste ano. Familiares dela receberam a moção.

Ela iniciou o trabalho em 2011, quando ingressou na corporação, por meio de concurso público, prestando serviços no setor administrativo, sendo a última escala dela na corregedoria.

Pessoa próxima da família, o vereador Alves Miguel afirmou que “Aline, nos 11 anos dedicados à corporação, mostrou que seu ideal era defender a sociedade e se doar de forma exclusiva ao bem-estar dos tatuianos. Deixou um legado de trabalho, caráter, amor à farda, à sua família. Foi um exemplo de ser humano”.

Os destaques de junho foram os guardas civis de segunda classe Reinaldo Donizetti Ribeiro e Vanderlei Antunes Machado, que atuaram no salvamento de um bebê recém-nascido que estava engasgado e sem respirar.

Assim que a o porteiro do condomínio onde a família da criança residia ligou para a corporação, a equipe passou as instruções, aos pais do neném, para que fosse realizada a manobra de Heimlich.

Durante o atendimento, uma viatura foi até o local, onde os guardas civis encontraram o bebê respirando normalmente. Com isso, orientaram os pais a levarem-no a um médico.

Em julho, os guardas civis de primeira e segunda classes Júlio Gonçalves Machado Queiroz e Fernando Neves dos Santos, respectivamente, destacaram-se ao realizar uma apreensão de armas de fogo no bairro Jardins de Tatuí, dia 28 do sétimo mês do ano.

Com um mandato de busca e apreensão, os guardas entraram na residência de uma mulher e encontraram um simulacro de pistola em um dos cômodos, além de munições e um revólver calibre 38 dentro de um veículo, na garagem.

Ela admitiu ser a proprietária dos objetos e, diante dos fatos, foi conduzida para a Delegacia de Polícia da cidade, onde acabou presa em flagrante.

Em agosto, o guarda civil de primeira classe Daniel da Silva Martino destacou-se pelos serviços que vem realizando no canil da instituição. Com o auxílio dos cães, o GCM, nos 20 anos em que atua na corporação, participou de diversas ocorrências de apreensões de entorpecentes.

No mês de setembro, os destaques foram o guarda civil de primeira classe Antônio da Silva Alexandre e os guarda de segunda classe Rogério da Silva França, Eberson Pereira Garcia e Pedro Nogueira Júnior.

Enquanto faziam patrulhamento e por meio do sistema de monitoramento, os guardas perceberam um homem pulando o muro e entrando na Cepem “Professora Lala Del Fiol”, no bairro Santa Cruz. Ao perceber o furto em andamento, a equipe prendeu o suspeito em flagrante, com diversos objetivos.

Já em outubro, a equipe destacada foi composta pelos guardas civis de primeira classe Daniel da Silva Martino e Ademir José Vicente e pelo guarda civil de segunda classe Fernando Neves dos Santos.

Durante patrulhamento no bairro Santa Adelaide, a equipe avistou um caminhão furtado. Em ação junto com a Polícia Civil, os guardas prenderam os suspeitos. Dentro do imóvel, um sítio, foram encontradas nove armas, sendo duas submetralhadoras, duas pistolas (uma 380 e uma 9 milímetros), um revólver e quatro espingardas de variados calibres, além de cocaína, maconha e dinheiro em espécie.

De acordo com a GCM, assim que a situação de flagrante se confirmou, foram acionadas as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do canil da GCM.

Ao serem questionados, os suspeitos confessaram que tinham comprado o veículo sabendo ser produto de furto. Também confessaram o homicídio de um homem, na faixa entre 30 e 40 anos, que estava lá havia vários dias, dentro de uma vala. Eles foram presos e encaminhados à DP.

Em novembro, o inspetor Lúcio Germano Vieira e o guarda civil de primeira classe Wagner Ferreira da Silva se destacaram por prenderem em flagrante o autor de um homicídio ocorrido na Praça da Matriz.

A equipe patrulhava o local quando viu duas pessoas correndo em direção oposta. Os guardas abordaram um dos suspeitos. Ao mesmo tempo, pessoas que estavam ao redor informaram que havia um homem caído em uma calçada.

Ele tinha diversas perfurações pelo corpo, feitas a faca, e acabou não resistindo. O indiciado foi levado até a DP, onde foi preso e indiciado por homicídio.

Em dezembro, pelos serviços prestados no programa Patrulha da Paz, em apoio às pessoas vítimas de violência doméstica, os destaques foram para o inspetor Marcos Sebastião de Arruda, para os guardas civis de primeira classe Ednéia Cristina Vieira da Rocha, Jairo Antônio Paes, Lívia Mariozi Russi da Coll, Perla Cristina Gonçalves e para os GCMs de primeira classe Érica Renata Vieira da Rocha, Fábio Adriano Kirschner de Camargo, Júlio Eduardo de Danieli e Rafael da Silva Paixão.

O programa foi criado como mais um instrumento na busca pela redução dos índices de agressão e feminicídio.