Da reportagem
A prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, entregou na manhã de quinta-feira da semana passada, 8, em frente ao paço municipal, oito novas viaturas para a Guarda Civil Municipal.
De acordo com a prefeitura, o intuito é reforçar o patrulhamento da corporação. Os veículos são zero quilômetro, SUV (sport utility vehicle) marca Renault, modelo Duster, e equipados com os padrões de layout e sinalização da GCM, além de terem as adequações necessárias ao atendimento da população.
O secretário municipal da Segurança Pública e Cidadania, coronel Miguel Ângelo de Campos, ressalta que as novas viaturas fazem parte da modernização da frota da GCM. Os veículos serão destinados aos trabalhos das equipes do canil, da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e da Ronda Rural.
“Com esses novos veículos, nós padronizamos a frota com automóveis no modelo SUV, trocamos até a caminhonete que era do canil. A antiga vai permanecer na GCM para serviço de apoio, mas, no serviço operacional, será um padrão só de veículo”, apontou o secretário.
Além da padronização da frota com automóveis do mesmo modelo, Campos destacou que a renovação, com carros zero quilômetro, “traz mais segurança e agilidade aos guardas durante o atendimento das ocorrências”.
“Antes, tínhamos três ou quatro tipos de veículos e, muitas vezes, isso exigia adaptação do motorista. Agora, vai ficar melhor neste sentido. Como os veículos são todos iguais, se for remanejado, por alguma necessidade operacional, o GCM já está adaptado na direção”, argumentou o secretário.
Segundo Campos, os oito veículos foram locados por meio de pregão eletrônico, no qual a prefeitura exigiu viaturas no modelo SUV e zero quilômetro para a renovação da frota e substituição dos veículos anteriormente locados.
“As viaturas da GCM rodam 24 horas por dia, têm um desgaste natural. Agora, a opção foi fazer outra licitação, substituindo o contrato anterior, com exigência do tipo de veículo e especificações mínimas para os locadores”, contou o secretário.
Campos apontou a locação dos automóveis como uma alternativa “mais viável” para as viaturas da GCM, devido aos gastos com manutenção. Segundo ele, esse tipo de despesa é coberto pela empresa contratada.
“Para alguns serviços públicos, compensa adquirir os veículos; para outros, a locação é a melhor alternativa. No caso da GCM, acaba compensando alugar, pois a manutenção é por conta da empresa contratada, gerando menos gastos para a prefeitura”, argumentou o secretário.
Conforme Campos, houve uma renovação total da frota neste ano. Além dos oito veículos, ele lembrou as viaturas recebidas pelo programa Patrulha da Paz, frisando que os novos completam o oferecimento dos serviços da GCM com carros zero quilômetro.
Em fevereiro deste ano, a GCM recebeu quatro viaturas adaptadas e equipadas para uso exclusivo da Patrulha da Paz, para auxiliar no desenvolvimento das ações de enfrentamento à violência doméstica.
Os carros, modelo Fiesta, ano 2019, foram doados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio de autorização da desembargadora da 3ª Câmara do TRT-15, e são oriundos de acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho e a Ford Motor Company.
A indenização é fruto de ação civil pública movida pelo MPT-15 em face da constatação de irregularidades na contratação de trabalhadores terceirizados para o campo de provas da Ford em Tatuí.