GCM de Tatuí homenageia destaques da segurança pública do ano de 2025

Cerimônia da prefeitura entrega certificados de “Guarda do Mês” a oficiais

Evento reconhece profissionais de destaque na segurança (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, realizou na noite do dia 2, (terça-feira), na Câmara Municipal, a cerimônia oficial de entrega dos certificados aos guardas civis municipais agraciados com o título “Guarda do Mês” do ano de 2025.

O evento também marcou o reconhecimento de instrutores, grupos táticos, novos integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), autores de ocorrências de destaque e profissionais homenageados com menção honrosa.

A abertura contou com a presença dos vereadores Leandro de Camargo Barros (MDB), Vade Manoel Ferreira (Republicanos), Elaine Leite de Camargo Miranda (PL) e Alexandre de Jesus Bossolan (PL).

Representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, participaram o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos, o comandante da GCM, inspetor Vanderlei dos Passos, e o major da Polícia Militar Renê Sérgio Macedo Calazans, além de autoridades civis e militares.

O título de “Guarda do Mês” reconhece profissionais que se destacaram em ocorrências de grande relevância ao longo do ano, evidenciando “empenho e eficiência no serviço à população”.

A assessoria de comunicação da prefeitura divulgou que “a iniciativa fortalece a valorização profissional e incentiva a busca pela excelência no atendimento aos moradores de Tatuí”.

Durante a solenidade, houve homenagem aos instrutores responsáveis pelo Estágio de Qualificação Profissional (EQP) 2025.

Foram reconhecidos os GCMs David Lennon Moraes Freitas, Eduardo Leopoldo Ambold, Érica Renata Vieira da Rocha, Fábio Adriano Kirschner, Francisco Augusto Soares Correia, Joaquim Carlos Diniz, Sérgio Henrique Carriel e Sérgio Ricardo de Souza Sales.

Ainda, os fiscais Giuliano Estarnega, Jessé Messias e José Rafael da Costa, o sargento Sérgio Luiz de Moraes e o psicanalista Yuri Avalone. O coordenador do programa, inspetor Luiz Antônio de Moraes, acentuou que os instrutores atuam na formação e no aprimoramento técnico dos guardas ao longo do ano.

A cerimônia contou também com a entrega dos braçais aos novos integrantes da Romu. Após a apresentação da tropa e o juramento oficial, os homenageados receberam os braçais do Inspetor Marcos e do GCM Ambold.

Ao longo de 2025, diversas ações operacionais resultaram no reconhecimento dos guardas que atuaram em apreensões de drogas, captura de foragidos, recuperação de veículos, prisões mediante mandado judicial, atendimentos a vítimas e ações contra o crime organizado.

Receberam o título de “Guarda do Mês”: em janeiro, o GCM CD Amarildo e o GCM Faria, por flagrante de furto em escola; em fevereiro, os GCMs Carriel, Victor e Silva, por ação contra furto em unidade escolar; em março, os GCMs CD Roberto e Amarildo e o GCM Faria, pela apreensão de cerca de um quilo de maconha; em abril, o GCM CD Rocha e o GCM Pisano, pela recuperação de veículo furtado e prisão de foragido; em maio, o inspetor Marcos e o GCM Sandro, por apreensão de drogas no Rosa Garcia II; em junho, o GCM CD Luiz e o GCM Neves, pela prisão de procurado pela Justiça; em julho, os GCMs Alexandre e Felipe, por diversas ocorrências de relevância; em agosto, os GCMs Queiroz, Ambold e Vanessa, por grande apreensão de drogas e arma de fogo; em setembro, o GCM CD Almeida e os GCMs Sandro e Neves, por apreensão de entorpecentes e munições; em outubro, os GCMs Carriel, Victor e Adriano, pela identificação de veículos furtados e captura de procurados; em novembro, os GCMs CD Ribeiro e Hélio, por atendimento a caso de violência doméstica, com apreensão de arma e prisão; em dezembro, na Equipe 1, os GCMs CD César e Hélio e os GCMs Evandro, Ernani e Paques, por melhorias na sede da GCM; e ainda em dezembro, na Equipe 2 (Canil), os GCMs Juceil, Ademir, Terra, Queiroz e L. Andrade e o GCM CD Martino, pelos destaques nas operações com cães. Também receberam menções honrosas o subinspetor Padilha e o CD Trindade.

O maior destaque da noite foi entregue aos GCMs CD Martino, Alexandre, Felipe e Ademir, autores da “Ocorrência de Destaque do Ano”, registrada em 26 de junho, que envolveu intervenção em situação com arma de fogo, vítimas feridas, contenção de agressor e preservação de vidas.

Durante a cerimônia, foi apresentado o balanço anual do sistema de monitoramento Muralha Digital, que utiliza câmeras inteligentes em pontos estratégicos da cidade.

O sistema registrou mais de 20 detenções, 12 veículos recuperados e 14 veículos recolhidos por documentação irregular. Os índices criminais apresentaram reduções: roubos (menos 66%), roubos de veículos (menos 83%), furtos (menos 32%) e furtos de veículos (menos 44%).

O evento encerrou destacando os avanços obtidos ao longo de 2025 e “reforçando o compromisso da prefeitura de Tatuí com a valorização dos profissionais de segurança pública e com a proteção da comunidade”, conforme divulgado pela assessoria.