Da redação
Garoto tatuiano no Santos Futebol Clube, Paulo Henrique de Souza Leite, de 13 anos, embarcou nesta terça-feira, 16, para disputa de torneio na Rússia junto à categoria sub-13 dos “Meninos da Vila”.
O clube do litoral recebeu convite para competir na Copa Lev Burchalkin, torneio internacional que reúne grandes equipes em categorias para menores. Com o tatuiano, estão outros 15 garotos, os quais partiram de Guarulhos com destino a São Petesburgo, na Rússia, com uma parada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A estreia dos Meninos da Vila acontece nesta sexta-feira, 19, na sede do FC Almaz-Antey, em São Petesburgo.
Ao lado de Paulo Henrique (meio-campista), estão os jovens atletas: Gustavo Colaneri e Lucas Catini (goleiros); DJ, Enzo Oliveira, Kauã Miranda e Tito (defensores); Arthur Lima, Francisco, Gustavo Ribeiro, Matheus Vampirão e Samuel (meio-campistas); e Ignacio, Júlio Cesar e Léo Salin (atacantes).
A Copa Lev Burchalkin leva o nome de um lendário jogador do Zenit, equipe de São Petesburgo, que participa do torneio e é adversária do Santos na primeira partida, já eliminatória e de quartas de final.
Além de Santos e Zenit, integram a disputa: CSKA (Rússia), Krasnodar (Rússia), Almaz-Antey (Rússia), Estrela Vermelha (Sérvia), Sepahan (Irã) e Palmeiras (Brasil).
Para participar da competição, o Santos recebeu visita do cônsul-geral da Rússia no Brasil, Vladimir Tokmakov, na sexta-feira da semana passada, 12. Ele se reuniu com os atletas, acompanhados de dos pais e responsáveis, e integrantes da comissão técnica para tirar dúvidas e detalhar os objetivos do intercâmbio.
“Para mim, foi muito interessante falar com os jovens brasileiros, futuros jogadores do clube de Neymar, Pelé e muitas outras estrelas. Quero que eles entendam que o futebol é uma coisa à parte, a cultura e a vida são bem diferentes”, disse Tokmakov.
“A tarefa é juntar tudo isso para serem jogadores inteligentes, não só no campo, mas também na vida. A viagem deles para a Rússia dará um sinal muito positivo também para os nossos meninos, para que eles aprendam coisas diferentes da vida, do jogo etc.”, acrescentou o cônsul.
Ainda conforme divulgado pelo clube litorâneo, Tokmakov, “em português, conversou com os Meninos da Vila e os convidou a passeios culturais, além da rotina de jogos”.