Da Redação
Na madrugada de sexta-feira da semana passada, 30 de agosto, uma ocorrência de tráfico de drogas em Tatuí envolveu duas adolescentes. O caso ocorreu na rua José Tavares, na vila Angélica.
De acordo com o boletim, durante patrulhamento noturno, guardas civis municipais avistaram as garotas do lado de fora de uma residência.
Ao notarem a presença dos guardas, as jovens, uma de 16 anos e outra de 15 anos, correram para dentro do imóvel, o que “despertou a suspeita dos agentes”. Dentro da residência, também estava um homem de 30 anos.
Os guardas perceberam que a casa estava vazia, sem móveis, e realizaram uma busca, encontrando diversos entorpecentes. Entre os itens apreendidos, estavam 98 microtubos de cocaína, 10 porções de maconha e uma pequena quantidade de crack. Também foram apreendidos celulares e dinheiro.
As partes envolvidas foram conduzidas ao plantão policial e ouvidas pela autoridade policial. Apesar da ação dos GCMs, foi destacado que, legalmente, não se atribui a guardas civis a função policial de investigação, sendo esta responsabilidade das polícias Civil e Militar.
Em virtude disso, a voz de prisão dada pelos guardas não foi ratificada, e os envolvidos acabaram liberados após o termo de compromisso. Os itens apreendidos foram encaminhados para análise, e o caso deve seguir sendo investigado pela Polícia Civil.