A trupe Garagem e Cia. estreia na quinta-feira, 3, espetáculo baseado em musical da Broadway. “Magia de Deus: A Esperança” é uma peça que usa como base as parábolas do Evangelho de São Mateus.
A montagem tem apresentações marcadas para quinta-feira, 3, sábado, 5, e domingo, 6, às 20h30, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Victor Hugo da Costa Pires”. A entrada é franca.
A peça leva aos espectadores mensagens bíblicas e filosóficas por meio de um jogo teatral que envolve comédia e poesia. Um grupo de 11 pessoas tem seu caminho cruzado por João Batista e por Jesus. Esse encontro inesperado altera as ações e o olhar de todos para a vida. Os personagens são baseados em arquétipos da sociedade pós-moderna, de acordo com a trupe.
A convivência e o aprendizado partilhados pelo grupo propicia a construção de uma comunidade. Ela tem como principais características a busca pela compreensão do outro, o encontro com a essência de cada um deles, a partilha, a generosidade e o amor. A peça questiona as relações humanas em uma sociedade automatizada e que coloca os integrantes num “estado de máquina”.
As parábolas, as canções e os movimentos cênicos traçam o caminho de cada integrante do grupo para compreender a filosofia do “bem viver”, proposta no Evangelho de São Matheus, como um caminho para transformar o processo caótico que rege as relações humanas na sociedade atual.
Teatro, música, brincadeira, humor e poesia fundem-se para dar vida a um dos mais emblemáticos musicais da Broadway, que ganhou novos contornos na versão brasileira. O texto foi adaptado por Cesar Santos e tem Paulinha Flash como diretora.
A peça conta com direção musical de Iuri Proença e a participação de músicos da cidade, como Cláudio Cassarini, responsável pela preparação vocal, e Magali Ribeiro, encarregada da adaptação e arranjos musicais.