Fusstat promove o ‘Bazar de Natal’ no Centro Cultural até esta 6ª-feira

Edição especial homenageia a prefeita Maria José Vieira de Camargo

32
Da esquerda para a direita, Sônia Ribeiro, Alexandre e Alessandra Teles acompanham a abertura do Bazar do Fusstat (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) promoveu na noite de sexta-feira, 10, a abertura do “Bazar Especial de Natal – Feito com Amor”, no Centro Cultural. Mais de 250 pessoas participaram do evento, que, neste ano, homenageia a ex-prefeita Maria José Vieira de Camargo – falecida em agosto deste ano.

De acordo com o Fusstat, o bazar é uma oportunidade de conhecer todo o trabalho realizado durante o ano pelas professoras da entidade, como os quitutes da Cozinha Solidária e as peças artesanais, produzidas e doadas por professores, voluntários e, também, por amigos de Maria José.

A edição conta com curadoria da presidente do Fusstat, Alessandra Vieira de Camargo Teles, e da conselheira Juliana Vieira de Camargo Passerani – ambas filhas de Maria José -, além de coordenação de Jorge Rizek, voluntário na época em que Maria José esteve presidente do Fusstat.

A cerimônia começou ao som do Trio Bravo Electro e, em seguida, a presidente do Fusstat agradeceu aos professores, as conselheiras e as amigas da ex-prefeita – também conselheiras na época em que Maria José presidia o Fusstat – pela contribuição com o bazar, doando peças para serem vendidas.

“Essa noite vocês vão poder apreciar em primeira mão todo o carinho do trabalho dos cursos de bordado, do pessoal da costura, da cozinha solidária, está tudo muito lindo, e espero que vocês gostem”, disse a presidente, lembrando que toda a renda do bazar será revertida para entidades assistenciais do município.

Publicidade

Em seguida, Alessandra apresentou um vídeo em homenagem à ex-prefeita, enaltecendo o trabalho realizado por Maria José nos oito anos (2005 a 2012) em que presidiu o Fundo Social de Solidariedade.

A homenagem foi prestigiada pelas filhas da ex-prefeita, Alessandra e Juliana, pelos genros, netos e, também, pelas irmãs de Maria José: Cristina e Ana Maria, bem como pelos demais presentes no evento.

Também participaram da cerimônia a primeira-dama e conselheira voluntária do Fusstat, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, e as demais conselheiras; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Antônio de Camargo; os vereadores Renan Cortez e Débora Camargo; os secretários municipais Renato Pereira de Camargo (Administração e Negócios Jurídicos) e Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude); o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo; a ex-presidente do Fusstat, Sônia Ribeiro; e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Guareí, Iolete Regina Braga Barros.

Todos os produtos à venda – como os quitutes da Cozinha Solidária e as peças artesanais produzidas e doadas por professores, voluntários e amigos da prefeita – foram escolhidos por Alessandra e Juliana.

A abertura ainda contou com a benção do padre Élcio Roberto de Góes, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, e a noite foi encerrada com o coral dos idosos do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, cantando canções natalinas.

Ao jornal O Progresso de Tatuí, Alessandra destacou ter trabalhado com “muito carinho” para oferecer o que “há de melhor no Fusstat e reconhecer o trabalho das bordadeiras, das costureiras e de tudo o que foi e é ensinado pelo Fundo Social”.

Segundo ela, a edição deste ano oferece peças e produtos feitos pelos professores e voluntários da atual gestão, e ainda traz como diferencial – por conta da homenagem à ex-prefeita – peças confeccionadas por antigas voluntárias que atuaram ao lado de Maria José na época em que esteve à frente do Fundo Social.

“Essas voluntárias ajudaram minha mãe na época em que ela presidia o Fusstat e, neste ano, doaram um pouco daquilo que faziam na época, agregando ainda mais valor a este bazar especial de Natal”, enfatizou Alessandra.

Sobre homenagear a ex-prefeita Maria José no primeiro bazar especial de Natal como presidente do Fusstat, Alessandra disse ter sido emocionante. Ela também apontou ter conseguido realizar um evento sem tristeza, “lembrando-se apenas das coisas boas” que a ex-prefeita fez.

“Fizemos todas as embalagens, montamos cada espaço – com a ajuda da minha irmã Juliana e das voluntárias e conselheiras -, sempre imaginando como ela (Maria José) gostaria que fosse feito e com os detalhes que ela gostava”, concluiu a presidente.

O público pode visitar o bazar até esta sexta-feira, 17, das 13h às 22h. O Centro Cultural de Tatuí fica na praça Martinho Guedes, 12, centro.

Publicidade