Outubro é considerado o Mês do Idoso e o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) segue realizando várias atividades recreativas para os 200 integrantes do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.
Instituído em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas), para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, 1ode outubro comemora o Dia Internacional do Idoso.
Na data, aconteceu, no Parque Ecológico Municipal Maria Tuca, uma programação intergeracional entre as crianças da Escola Ambiental e os idosos do projeto.
As crianças produziram “lembrancinhas” para os idosos: mudas de cebolinha e uma flor confeccionada com caixa de ovos. Já os idosos fizeram brinquedos de garrafa pet para presentear as crianças.
Na sequência, brincaram com jogos “antigos”, como peteca, bolinha de gude, bilboquê e cinco marias. Para encerrar, foram oferecidos lanches com cachorro-quente, pipoca, suco, frutas e sorvete.
A programação continuou na quinta-feira e sexta-feira, 4 e 5, no projeto Espaço da Beleza, do Fusstat. Os idosos receberam cuidados especiais, como manicure, corte de cabelo, escova, hidratação, maquiagem e design de sobrancelha. Na sexta-feira ainda houve uma apresentação do Canil da Polícia Militar.
Uma sessão do “Cinema Ponto MIS” (Museu da Imagem e do Som) foi exibida no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, terça-feira, 9, quando os idosos puderam assistir ao filme “A Cidade das Crianças”.
Na quinta-feira, 11, aconteceu o “Dia do Chapéu”, que contou com um baile e um desfile de chapéus. A animação foi feita pelo cantor e radialista Helinho Beijo-Frio.
Na terça-feira, 16, os idosos estiveram no CEU das Artes e participaram de palestra sobre hipertensão, ministrada pelo cardiologista Roberto Simões de Almeida.
Nesta quarta-feira, 17, os integrantes do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida assistem a uma apresentação de “Toninho e sua Banda”.
A próxima atividade acontecerá na sexta-feira, 19. A terapeuta ocupacional Alessandra Gomes dos Santos Albino fará uma palestra no CEU das Artes, abordando a estimulação cognitiva para os idosos.
Na próxima quarta-feira, 24, as atividades ficarão por conta do Baile da Primavera. A última atividade será na sexta-feira, 26, com um passeio à chácara Solar Quim Quevedo.
Com exceção das palestras que acontecem no CEU das Artes, todas as outras atividades previstas são realizadas no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.