Fusstat inaugura o Bazar de Natal de 2022

Regiane e conselheiras do Fusstat na abertura do Bazar de Natal (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

O tradicional Bazar de Natal do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) segue com vendas até o sábado, 17, terça-feira, no Centro Cultural de Tatuí, à praça Martinho Guedes, 12, no centro.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de quarta-feira, 6, com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, da presidente do Fusstat e primeira-dama, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, do cerimonialista Luiz Antônio  Voss Campos, dos vereadores Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP), Fábio Villa Nova (PP), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB), dos secretários da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, Elaine Leite de Camargo Miranda, da Saúde, Tirza Luíza de Melo Meira Martins,  e das Obras e Infraestrutura, Marcos Luíz Rezende.

Também compareceu o conselho deliberativo do fundo, composto por Rosa Maria de Souza Santos, Sônia Maria Ribeiro da Silva, Milene de Lara Rodrigues, Elaine Cristina da Silva, Neuza de Oliveira Carvalho, Daniela Fogaça de Almeida, Juliana Tuani Leite, Nanci Aparecida Oliveira Rosa e Geovana Correia de Camargo Martins.

A solenidade contou também com as participações de 50 integrantes do Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida e da Camerata Les Ensembles, cantando canções natalinas, e do pastor Valter Leite, que fez uma oração.

O bazar funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h. A edição tem curadoria da presidente, Regiane, além das nove conselheiras e quatro profissionais na equipe de coordenação, dividida entre as áreas de culinária, bordado, costura e do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.

“Temos peças produzidas pelas professoras do Fusstat, entre elas, jogos americanos, bonequinhos de crochê ‘amigurumi’, enfeites natalinos, aventais, panos de prato, aromatizadores de ambiente, bolsas, toalhas, nécessaires e bordados em geral. Além da novidade deste ano, os arranjos de Natal, que podem ser dispostos em mesas e decorações natalinas em geral”, detalhou Regiane.

A presidente lembrou que o bazar é um dos maiores eventos da instituição, promovendo uma mostra dos artesanatos, técnicas e receitas ensinados durante o ano nos sete centros de capacitação.

“Os voluntários e professores de todos os nossos centros ensinam os artesanatos e receitas aos alunos e, no final do ano, após o término das aulas, confeccionam peças exclusivas para serem vendidas no bazar”, a primeira-dama.

Regiane comentou que a nova edição do bazar oferece mais de 2.000 itens com opções de presentes para todas as idades e preços a partir de R$ 5.

Toda a renda do bazar será revertida para a manutenção dos cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela entidade e aos novos projetos que a instituição pretende lançar no próximo ano.

Além dos produtos feitos pelos professores e voluntários, neste ano, o bazar apresenta bancadas especiais, oferecendo artesanatos confeccionados pelas conselheiras e pelos participantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.

“Quisemos fazer um bazar com mais mãos nesta edição, envolvendo todas as pessoas que fazem parte do Fusstat. Acho que, trabalhando em grupo, conseguimos mostrar que, se cada um fizer um pouquinho, nós conseguimos ajudar cada vez mais pessoas”, observou a primeira-dama.

“Todos os produtos à venda, como os quitutes da Cozinha Solidária e as peças artesanais produzidas e doadas, foram escolhidos por mim. Houve um planejamento especial para o desenvolvimento do bazar. Todas as equipes apresentaram as possibilidades. Estão todos de parabéns”, declarou a presidente.

Além de adquirir as peças, ela apontou que o público pode saborear as receitas preparadas pelos professores dos cursos de panificação e outras formações voltadas à culinária, que estão presentes no “Café Gourmet Solidário”. Os produtos podem ser consumidos no local ou levados para casa.

“Nunca imaginei estar como presidente do Fundo. Sempre estive do outro lado, o da colaboração. Sou muito grata a Deus, em primeiro lugar, e a todos que contribuem para que os trabalhos do Fusstat continuem ajudando os outros e rendendo frutos”, disse Regiane, durante a solenidade de abertura do bazar.

Para ela, o serviço social do qual participa e coordena possibilitou que “entrasse na vida das pessoas e as conhecessem mais, vivenciando os problemas e buscando contribuir para que tenham chances de conseguir algum trabalho, por conta dos cursos oferecidos no Fundo”.

“Tem sido um aprendizado diário na minha vida. Meu marido, o prefeito Miguel, que foi um grande incentivador para que eu estivesse no comando do Fundo, sabe como este trabalho tem sido gratificante e emocionante para mim”, sustentou ela.

Segundo Regiane, “os variados desafios encontrados no caminho fazem do Bazar de Natal deste ano uma realização especial e repleta de carinho, que somente com a colaboração de todas as pessoas envolvidas poderia acontecer”.

“Agradeço imensamente a cada participante, com a sua característica, com o seu toque especial, a fazer parte deste dia tão especial. Cada item confeccionado tem uma história. É muito amor envolvido. Espero que gostem”, acrescentou a presidente.

“Sempre acreditei em um mundo mais humanizado, mais justo e mais solidário. Mas, para isso, acho que cada um precisa fazer um pouquinho. Tenho certeza de que o povo está vendo o nosso trabalho e será solidário neste Natal, nos ajudando a manter o trabalho do Fusstat. Enquanto durar a gestão do prefeito Miguel, continuaremos com este trabalho, que, para mim, é uma missão de Deus”, declarou Regiane.

Para o prefeito Cardoso Júnior, o compromisso do Fusstat, sob o comando de Regiane, “tem se mostrado um diferencial, com mudanças importantes, como adequações de horários e inclusão de cursos, para que as pessoas tivessem a oportunidade de conquistar uma qualificação”.

“Como marido, tenho muito orgulho da Regiane. E, estando prefeito, tenho orgulho da profissional que ela é. Além de todas as voluntárias e conselheiras, que possibilitaram que este bazar fosse aberto, com tantos produtos bonitos, bem-feitos e a preços justos. É um final de ano especial para todos nós, tatuianos”, declarou.

“Como chefe do Executivo, penso que precisamos pensar no dia de hoje, no agora, para que possamos contribuir com as pessoas. Quem assume uma função no poder público se depara com os mais diversos segmentos de uma cidade, sendo muitos deles tristes e que precisam de um apoio singular, como as pessoas de maior vulnerabilidade”, sustentou.

“O Fundo é fundamental para que essas pessoas sejam assistidas, juntamente com as secretarias. É um trabalho interdependente”, acrescentou o prefeito.

A vereadora Micheli congratulou o bazar desenvolvido pelo Fusstat e falou sobre o papel da entidade: “Com todos esses produtos confeccionados por vocês, a magia do Natal fica engrandecida aqui em nossa cidade”.

“É importante frisar o legado do Fundo Social em ajudar as pessoas e se aproximar delas, buscando, de alguma forma, melhorar a vida de quem está precisando desta ajuda. Cada vez mais, vemos cidadãos carentes. O trabalho de vocês faz a diferença”, ressaltou.