Na semana passada, entre os dias 7 e 9, o Centro Cultural recebeu um “bazar solidário” em prol à Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A ação foi promovida pela Central do Voluntariado, com apoio do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
Durante os três dias, o público pôde comprar roupas, calçados e acessórios femininos, masculinos e infantis a preços populares. Todo o montante arrecado foi revertido para a reforma da ala de pediatria da unidade de saúde.
A presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, revelou que não era o momento ideal para realizar um bazar, “mas todos os funcionários da entidade ‘abraçaram’ a pediatria da Santa Casa”.
De acordo com Sônia, os produtos comercializados tiveram preço máximo de R$ 10. Segundo ela, a intenção era oferecer artigos de qualidade a um valor que as pessoas pudessem pagar.
A atividade é uma corrente de solidariedade, conforme a presidente, pois pessoas doam, o Fusstat vende e quem adquire os produtos está ajudando uma causa nobre e a si próprio.
“Todos envolvidos por um mesmo ideal, que é ajudar as pessoas de uma forma geral”, afirma Sônia.
Normalmente, antes de cada evento, Sônia encaminha ofícios para diversas lojas do município, para que elas enviem novas peças. Os estabelecimentos comerciais começam a separar os produtos e, um mês antes da atividade, o Fusstat recolhe as peças.
Conforme a presidente, desta vez, o procedimento foi um pouco diferente, pois não havia tempo hábil para um melhor planejamento da ação. Entretanto, o propósito foi atingido.
“Esse bazar foi feito na ‘correria’, pois não dava tempo para elaborar melhor. Mas, mesmo assim, o resultado foi muito satisfatório”, assegurou Sônia.
As peças que restaram do bazar solidário devem ser doadas para instituições de caridade que já haviam solicitado os produtos com antecedência.
De acordo com a presidente, o objetivo maior do Fusstat é que as pessoas tenham acesso ao trabalho realizado pela entidade. Ela acredita que, quanto mais conhecerem o serviço desenvolvido, um público maior se colocará à disposição para ajudar.
Sônia adiantou que, em dezembro, o Fusstat promoverá mais um “Bazar de Natal”. A atividade deve ocorrer entre os dias 10 e 21 do próximo mês, oferecendo os itens produzidos pelos centros de capacitação durante o ano todo.
“Espero a presença de toda a população para prestigiar e conhecer todos os trabalhos desenvolvidos pelas alunas de todos os cursos oferecidos pelo Fusstat”, finalizou.