Da reportagem
O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) anunciou, nesta semana, a abertura de 500 vagas em cursos de capacitação para o primeiro trimestre de 2022. São disponibilizadas mais de 30 turmas em modalidades diversas.
O lançamento das vagas ocorreu na tarde de quarta-feira, 26, em evento no teatro do Centro de Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, com a presença da presidente da entidade, Alessandra Vieira de Camargo Teles.
Também esteve presente o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, secretários municipais, vereadores, as conselheiras do Fusstat, representantes de entidades assistenciais de Tatuí, a presidente do Lions Clube de Tatuí, Isabel Olívia Crescíulo Pereira, e a presidente do Leo Clube de Tatuí, Anna Flávia Garcia de Ávila.
O evento marcou a abertura do período de inscrições para as capacitações da Cozinha Solidária, segmentadas em lanche “gourmet”, docinhos, panificação, culinária e artesanato para jovens; moda e artesanato; bordados (ajour, ponto cruz e hardanger); costura industrial e modelagem; corte e costura; e estética e beleza.
As capacitações totalizarão 37 turmas até o mês de março, oferecendo aulas nos centros da vila Esperança (rua Angelin Lineratoscioli, sem número), Casa e Família (travessa Goy Moreira, 217), Jardim Santa Rita de Cássia (rua Sebastião da Silva, 29), vila Angélica (rua Aurélio Guidolino, 38) e CDHU (rua Antenor dos Santos, 16).
“Como dizia Maria José Gonzaga, quando ela foi presidente do Fusstat: ‘Melhor do que dar é ensinar a fazer’. Este é o objetivo que nós perseguimos todos os dias. Queremos dar oportunidade para que as pessoas se capacitem”, iniciou a presidente.
Conforme Alessandra, a intenção do Fusstat, neste ano, também é trabalhar em parceria com as entidades assistenciais do município, visando atingir as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por isso, além da população em geral, diversas instituições serão contempladas com vagas destinadas especialmente aos assistidos, como Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), Apae, Recanto Betel, Casa Unimed, Lar Donato Flores, Cras, Creas e Caps.
“Estamos oferecendo várias vagas e acreditamos que vai dar para atender a todos”, disse a presidente, pedindo a colaboração dos representantes das entidades na identificação das pessoas que mais precisam de capacitação.
“Queremos transformar a vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade, e esses cursos são uma oportunidade até mesmo para aquelas que não querem mais sair de casa devido à desmotivação”, apontou.
O curso de costura “kit cozinha” começa no dia 7 de fevereiro e vai até o dia 17 do mesmo mês, das 13h às 17h, com aulas todos os dias da semana, nos centros de capacitação da vila Angélica, vila Esperança e CDHU.
Já o centro de capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia oferecerá, de 7 a 17 de fevereiro, o curso de iniciação à costura industrial. As aulas serão realizadas de segunda a sexta, em horário a ser divulgado.
Entre os 7 e 24 de fevereiro, o centro de capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia também promoverá o curso de bordados com a técnica ajour, das 13h às 17h.
As aulas de bordado em ponto cruz, por sua vez, serão oferecidas no centro de capacitação Casa e Família (próximo ao Cosc), também de 7 a 24 de fevereiro, das 13h às 17h
Na área de beleza, o Fusstat oferecerá os cursos rápidos de manicure e cabeleireiro, de 7 a 17 de fevereiro, com aulas de segunda a sexta, das 13h às 17h, no centro de capacitação da vila Angélica.
Na área de culinária, haverá duas aulas de confecção de doces. Nos dias 7 e 8, o curso será realizado das 13h às 17h, no centro de capacitação da vila Esperança, e, nos dias 9 e 10, no centro de capacitação da vila Angélica.
O curso de lanches gourmet, que tem duas aulas, será realizado no centro de capacitação do bairro CDHU, nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 13h às 17h, e no centro de capacitação Casa e Família, dias 9 e 10 de fevereiro, das 13h às 17h. Todos os cursos são voltados às pessoas acima de 16 anos.
De acordo com a presidente, outro diferencial deste ano é que os cursos estão programados para acabarem mais rápido. Cursos como o de panificação e costura, que levavam mais de dois meses para terminar por terem aulas uma ou duas vezes por semana, agora serão realizados diariamente e poderão ser concluídos em duas semanas.
“Nós percebemos que existe uma necessidade e uma urgência das pessoas em apreender a fazer as receitas, começar a vender e, assim, poder gerar renda extra ou até mesmo uma renda total para as famílias”, concluiu a presidente.