Fundo Social planeja abrir curso mirando em setor de hotelaria

Curso será ministrado em local simulando ambiente real (foto: Cristiano Mota)

Mirando nas vagas que serão abertas pelo setor de hotelaria, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) planeja abrir, para o ano que vem, o curso de camareira. A capacitação será oferecida na sede do projeto “Cozinha Solidária”, reinaugurado na manhã de segunda-feira, 20 (reportagem nesta edição).

De acordo com a presidente do órgão, Sônia Maria Ribeiro da Silva, o objetivo é oferecer oportunidade para moradores de Tatuí disputarem empregos. A expectativa é de que o hotel Del Fiol (que está em fase de ampliação) e a unidade do Ibis, em Tatuí, possam abrir novas oportunidades.

Também como forma de garantir qualificação a eventual “mão de obra”, o órgão reservou um dos cômodos do imóvel que abriga o projeto, na vila Esperança, para as aulas práticas. O ensino será feito em um quarto dotado de móveis, como cama, cômoda e poltrona, simulando ambiente real.

A presidente contou que a ideia surgiu durante as reuniões do projeto de ampliação da cozinha. Sônia informou que ela desejava tornar o ambiente do ensino de culinária maior. Para isso, seria necessário remover uma parede de um dos quartos. Entretanto, ela resolveu mudar os planos, preservando o cômodo e adaptando-o para que pudesse abrigar a nova capacitação.

“A rede hoteleira da cidade está aumentando. E eu acho que agora é a hora de abrirmos orientações voltadas para o setor e que vão gerar empregos”, concluiu.