Da reportagem
No evento de lançamento de mais de 500 vagas em cursos de capacitação do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), a presidente da entidade, Alessandra Vieira de Camargo Teles, também anunciou um novo projeto, este de incentivo ao empreendedorismo.
Conforme Alessandra, para o ano de 2022, além de promover a capacitação voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Fusstat oferecerá espaço e equipamentos para que os alunos formados possam dar início à geração de renda.
“Começar um negócio é muito difícil, e fica ainda mais complicado para as pessoas que estão desempregadas e em situação de vulnerabilidade. Então, nossa ideia é oferecer suporte e espaço para aqueles que precisarem”, explicou a presidente.
Alunos com comprovada situação de vulnerabilidade, que finalizarem cursos como os de panificação e costura, terão 30 dias para usar os centros de capacitação e equipamentos disponíveis neles, como máquinas de costura, fornos e utensílios de cozinha.
O uso do espaço e dos equipamentos deve ser programado e agendado, de acordo com a agenda dos centros de capacitação, para não coincidir com os horários em que os cursos estão sendo ministrados.
Como o espaço e os horários disponíveis são limitados, os centros de capacitação e equipamentos do Fusstat serão liberados apenas aos alunos cadastrados nos programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Os primeiros cursos deste ano começam agora em fevereiro, e aqueles alunos que finalizarem as aulas e não puderem começar a produzir e vender receberão do Fusstat todo o apoio necessário, inclusive os materiais, em caso de necessidade”, concluiu a presidente.
O Fusstat está com inscrições abertas e oferece aulas nos centros da capacitação da vila Esperança (rua Angelin Lineratoscioli, sem número), Casa e Família (travessa Goy Moreira, 217), Jardim Santa Rita de Cássia (rua Sebastião da Silva, 29), vila Angélica (rua Aurélio Guidolino, 38) e CDHU (rua Antenor dos Santos, 16).