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Representantes de comitê gestor e entidades parceiras participaram de último encontro do ano no dia 3
Análise de metas e resultados das unidades do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou crescimento de 37% na formalização de negócios em Tatuí. Os números referem-se à figura do EI (Empreendedor Individual) e registrados pela unidade do município nos dez primeiros meses do ano.
Divulgados neste mês durante reunião entre membros do conselho gestor do Sebrae, os resultados destacam a formalização de 2.174 empreendedores individuais na cidade. No ano passado, o posto contabilizou a oficialização de 2.078 EIs.
O percentual é menor que o obtido entre 2012 e 2013, quando a formalização na cidade aumentou 53%, passando de 1.422 atendimentos para 2.078. Ainda assim, os resultados do posto local são considerados dentro da média pelo analista de atendimento do Sebrae, Paulo Alves de Moraes Neto.
Conforme ele, o desempenho registrado pelo PAE de Tatuí é o melhor da região – entre nove postos. Neto divulgou os dados durante o encontro que contou com a presença do gerente do Sebrae de Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, do diretor técnico do Sindicato Rural Patronal, Milton de Albuquerque, e do diretor do Departamento Municipal da Indústria, Marcos Bueno.
Também participaram da reunião as agentes de atendimentos do PAE, Renata Porciúncula de Arruda Piesco e Keli Roberta Duarte Rodrigues Santana. As duas receberam elogios do conselho por terem “superado prognósticos estabelecidos para o ano” e divulgaram dados relativos aos atendimentos.
A apresentação dos números aconteceu no dia 3 deste mês, juntamente com o diagnóstico de pesquisa realizada pela coordenação dos postos do Sebrae no Estado de São Paulo. A avaliação consiste em pesquisa por meio de questionário no qual são verificadas a existência de itens fundamentais ou não para o funcionamento da unidade.
“Quando um posto é implantado, existe toda uma regra prevista no manual de procedimentos. O questionário serve para identificar o que precisava ser implantado, o que está funcionando e o que poderá ser implementado”, explicou Neto.
Os itens previstos no manual vão desde instalação de televisão com aparelho de DVD, para uso das pessoas que estejam aguardando atendimento, até instalação de linhas de telefone. “Logicamente, que existem coisas não tão necessárias, mas que estão no manual”, descreveu o analista.
Na sequência à reunião, Neto falou do desempenho das agentes de atendimento e pontuou os principais tópicos descritos na análise para melhoria do espaço. Conforme o relatório, a unidade tem como pontos críticos a ausência de uma das agentes as terças e quintas-feiras. Esses são os dias nos quais uma das duas funcionárias atende na Sala do Empreendedor.
O documento também menciona necessidade de instalação de linhas telefônicas (o posto conta, atualmente, com ramal). Aponta, ainda, para ampliação da divulgação de eventos e a aquisição de um armário, para uso diversificado.
Para o ano que vem, o PAE terá como metas atendimento de 30% da densidade empresarial do município, do universo de 7.184 micro e pequenas empresas. A expectativa é que as agentes atendem no decorrer de 2015, 2.200 empresas, com média mensal de atendimento “mais ou menos” dentro do esperado.
Tatuí conta, atualmente, com 4.470 negócios formalizados entre microempreendedores e empresas de pequeno porte. Os empreendedores individuais somam 2.714. O comércio responde pelo maior número, são 2.324; seguido de serviços, 1.289; indústria, 444 e agroindústria, com 413 formalizados.
Para o analista do Sebrae, o aumento menor de formalizações entre o ano passado e este segue tendência. “Isso está acontecendo em todos os municípios onde temos PAE. Houve uma diminuição e, acredito que para o ano que vem, possa cair ainda mais, mas a formalização continua”, enfatizou.
Neto afirmou que os dados positivos do município se devem ao desempenho da equipe. De acordo com ele, o trabalho desenvolvido no município tem sido fundamental para que cada vez mais pessoas abram seu primeiro negócio, ou saiam da informalidade e para que elas permanecem no mercado.
O analista do Sebrae destacou que as ações abrangem mais de 500 atividades regulamentadas pela lei do MEI (Microempresário Individual). Conforme ele, pedreiros, encanadores, borracheiros, azulejistas e artesãos podem ser beneficiados. “As meninas dão orientação o tempo todo”, ressaltou.
Ainda sobre a formalização, o diretor da Indústria atribuiu o percentual maior em 2013 ao “boom econômico” do ano anterior, 2012. “Naquela época, houve a ampliação de muitos setores produtivos. E, agora, é natural que nós entremos numa fase de estabilização, num ritmo menos acelerado”, declarou.
Sobre a questão, o gerente do Sebrae de Sorocaba afirmou que o desafio para 2015 será outro. Freitas ressaltou que a questão a ser discutida será manter a média de formalizados que arcam com suas contribuições. De acordo com ele, há estados nos quais 50% dos empreendedores não recolhem tributo.
“O principal impacto disso é que se ele para de pagar, consequentemente, quando tem algum problema, vai pedir arrego na área de ação social”, analisou.
De modo a evitar que a situação piore, Freitas propôs o desenvolvimento de uma ação de “varredura” dentre os formalizados para ver os que pagam e não pagam. A partir disso, sugerir uma solução, uma vez que a contribuição é considerada pequena. Conforme o gerente, são R$ 47 que têm de ser pagos mensalmente.
Representante do Sindicato Rural Patronal, Albuquerque também citou a participação dos agricultores no mercado tatuiano. Ele afirmou que Tatuí tem “mais que 413 agricultores” formalizados. Os dados do Sebrae, porém, são baseados em informações obtidas por órgãos diversificados e específicos.
Conforme Neto, os números são referências que integram o sistema do Sebrae. Também enfatizou que os dados contemplam apenas formalizações até 30 de outubro e que, os de atendimento são registrados pelas equipes dos postos.
São ações voltadas a potenciais empresários e empresários e que, em Tatuí, superaram as metas obtidas pelas demais unidades. “O PAE de Tatuí foi o que mais realizou atendimento aos empresários, mais uma vez”, disse ele, referindo-se a 2013.
Em janeiro deste ano, o Sebrae informou que a unidade da cidade havia tido um crescimento de 60,6% nos atendimentos, no comparativo com o ano anterior.
O analista informou, também, que o posto foi o que realizou mais orientações técnicas na região. “Isso, porque nós tivemos dificuldades técnicas”, disparou Bueno. O diretor da Indústria mencionou a transferência de endereço, que resultou em mudança de linha telefônica e de equipamentos.
Em dezembro do ano passado, o PAE deixou sala no prédio da ACE (Associação Comercial e Empresarial) para funcionar na sede da Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, perto da Prefeitura.
Mesmo com esse contratempo, o posto do município atendeu 2.024 jurídicas de janeiro a outubro. Os serviços incluíram orientações a potenciais empresários, a micro e pequenos. A equipe de Tatuí também superou a meta estabelecida para este ano para o “Alô Sebrae”. Dos 430 que estavam previstos para 2014, as agentes contabilizaram 830 no período de dez meses.
O “Alô Sebrae” é um serviço no qual as agentes prestam atendimento remoto para os empresários. Por meio de ligações telefônicas, elas obtêm informações e encaminham materiais que podem ser utilizados pelos empresários. Ainda durante os contatos telefônicos, viabilizam consultorias que podem ser nas áreas financeira, de marketing, qualidade e administração.
A unidade também desenvolveu o programa ALI, que consiste em assessoria prestada a empresas por recém-formados. Na região, o Sebrae disponibilizou assessoria para o segmento industrial (empresas de pequeno porte), além de padarias.
O programa teve início em 2012, com duração de dois anos. No total, 29 empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões receberam o serviço.
Antes de iniciarem os trabalhos, os consultores passaram por treinamento de dois meses. Eles também participaram de evento de apresentação no posto, de modo a dar ciência aos empresários e seus funcionários da presença deles.
Em função do retorno positivo, Neto antecipou que o Sebrae deve recomeçar o programa no ano que vem. Desta vez, com um diferencial: o serviço incorporou alguns dos assessores por meio de contratação por edital. “A tendência é que, para o ano que vem, o programa se repita”, comentou.
Também devem ser realizados em 2015 os programas de visita e NAN (Negócio a Negócio) por conta de demanda. Em especial, o Sebrae estuda dar continuidade ao último, que consiste em trabalho de diagnóstico por meio da visita de um consultor. Atualmente, os programas são terceirizados pelo Sebrae e ficam a cargo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Na divulgação dos dados, Neto informou que o posto inscreveu 29 empresas no MPE Brasil e 5 mulheres em premiação específica. Uma delas, produtora de Cerquilho e inscrita por Tatuí, obteve terceira colocação.
Ainda em 2014, a unidade local organizou visitas a feiras e eventos. Contabilizou dez palestras gerenciais e quatro oficinas realizadas em parceria com o Departamento Municipal da Cultura e Desenvolvimento Turístico e com a Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.
“Nós não procuramos atender somente à indústria, mas a todos os setores que nos procuram. E realizamos ações conforme as demandas”, disse o analista.
A Fatec recebeu ações de assessoria e palestras direcionadas por conta da Incubadora de Empresas de Tatuí. Já a Sala do Empreendedor somou mais de 300 atendimentos presenciais, contabilizados pelas agentes de atendimento.
“Esses números são de empresas novas, formalizadas. Não são das que já existiam. Conseguimos captar, em média, 14 novas por semana”, destacou Renata Porciúncula.
Conforme ela, a mensuração pôde ser feita porque com a presença na Sala do Empreendedor, as agentes fazem a contabilização. “Não era todo mundo que abria empresa e retornava para o Sebrae para nos dar a informação”, explicou.
Por fim, o PAE promoveu 14 palestras no Sindicato Rural Patronal, tendo a maioria delas “público bom”. Em média, 60 pessoas acompanharam os debates. “São números bastante expressivos e é importante divulgar”, encerrou Neto.
Em Tatuí, o posto de Sebrae funciona no prédio anexo à pasta municipal da Indústria. O atendimento ao público é realizado na rua Coronel Aureliano de Camargo, 943. Mais informações são obtidas por meio do telefone 3305-4832.