Da redação
Nesta quarta-feira, 10, a Ford oficializou a oferta de serviços de seu centro de desenvolvimento de testes, em Tatuí, para outras empresas. Segundo a montadora, a realização de testes de homologação de veículos nos laboratórios e na pista locais faz parte de seu planejamento global, que pretende aumentar a receita por meio de serviços, sejam nos veículos que produz e vende ou, como neste caso, por meio da estrutura física de engenharia veicular. A marca encerrou as atividades industriais no Brasil em janeiro do ano passado.
De acordo com a montadora, 30 empresas já realizam serviços no centro de desenvolvimento em Tatuí. A maioria é ligada ao setor automotivo, de montadoras e sistemistas.
Para a Ford, a expectativa de faturamento com os serviços na unidade de Tatuí gira em torno de R$ 500 milhões. Para dar conta da demanda em seu quadro técnico, a montadora contratou mais profissionais da engenharia.
“Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados. Por isso, Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo”, declarou o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb.
O campo de testes em Tatuí, criado há mais de 40 anos, ocupa uma área total de 4,66 milhões de metros quadrados. Seus 40 quilômetros de pistas de terra e 20 quilômetros de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.
Nesta nova fase, a operação passa a adotar um nível superior de digitalização, que, de acordo com as informações divulgadas pela Ford, é fundamental para o desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos, incluindo a instalação de antena 5G e sensoreamento das pistas para comunicação com os sistemas de direção autônoma.
Os profissionais do centro de Tatuí atuam no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul.
Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças, dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.