Flautista de Tatuí­ é solista da Banda Sinfônica em série





Divulgação

Otávio Blóes é o solista no concerto da banda Sinfônica do Estado neste domingo

 

O flautista Otávio Blóes fará solo em apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo neste domingo, 19. O concerto acontece às 11h, na Sala São Paulo, com entrada franca e regência do norte-americano convidado Shaw Smith.

Blóes é coordenador da área de Setor de Sopros e Madeiras do Conservatório de Tatuí, onde também é professor de flauta transversal desde 1997. No repertório do concerto, estão obras de Giuseppe Verdi, Ferrer Ferran, Frank Ticheli, John Mackey e Herbert Owen Reed.

O professor do CDMCC estudou com os mestres Edson Beltrami, Madalena Cubas, Jean Noel Saghaard e João Dias Carrasqueira. Dentre os prêmios obtidos em concursos destacam-se duas indicações ao “Prêmio Weril” para solistas; “III Concurso de Flautistas” da Faculdade de Música da Universidade São Judas Tadeu e finalista do “X Prêmio Eldorado de Música”.

Durante 20 anos integrou a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sendo por dez 1o flautista – solista. Como flautista principal, tocou em diversos grupos sinfônicos e câmerísticos sob a regência de diversos nomes da música.

Os destaques vão para Arnold Gabriel, Frank Battist, Matthew George, Gregory Fritze (esses, dos Estados Unidos), Jan Van Der Roost (Bélgica), Lazlo Marozi (Hungria), Rafael Sanz-Espert (Espanha), e os brasileiros Eleazar de Carvalho, Dario Sotelo, Marcos Sadao, Mônica Giardini, entre outros.

Em 2005, atuou como músico convidado da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Como solista, teve execuções em concertos de Jacques Ibert, Khachaturian e Frigyes Hidas, sob regência dos maestros Daniel Havens (Estados Unidos/Brasil), Felix Hauswirth (Suíça) e João Maurício Galindo (Brasil).

Na área pedagógica, ministrou aulas no 29o Festival de Inverno de Campos do Jordão (núcleo Tatuí), no II Curso de Férias de Tatuí, na III Semana da Música da Universidade Federal de Uberlândia, e no Pró Bandas – Oficinas Técnicas para Maestros e Músicos de Banda (seis edições).

Também participou do Coreto Paulista – Oficinas Itinerantes para Maestros e Músicos de Banda e Projeto Brasil Presente realizado na Costa Rica. Desde 2010, coordena o Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra do Conservatório de Tatuí.