Festival ‘movimenta’ Centro Hí­pico local

 

Tatuí recebeu no final de semana os melhores cavaleiros do país para as provas finais do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho e Campeonato Paulista de Adestramento. As disputas contaram com a participação de cavalos de várias raças e integraram o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí. As competições aconteceram em pistas de equitação do Centro Hípico de Tatuí.

As competições se somaram às premiações do melhor criador e melhor expositor do cavalo lusitano na temporada. A programação incluiu homenagem aos 25 anos da Coudelaria do Castanheiro, de Tatuí, e aos integrantes da equipe olímpica de adestramento, que participaram dos Jogos Olímpicos deste ano, realizados no Rio de Janeiro. A seleção da modalidade é formada exclusivamente por adestrados que trabalham com cavalos lusitanos.

A principal competição realizada na cidade foi o Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho. O esporte tem origem europeia e chegou ao Brasil em 2002.

A modalidade reúne desde crianças de 8 anos a atletas profissionais que são divididos em diferentes categorias, distribuídas nos níveis I, II e III. A competição é dividida em três fases: a prova de ensino, maneabilidade e velocidade.

A primeira fase, a prova de ensino, foi realizada na manhã de sexta-feira, 9. Ela mostrou o adestramento do cavalo. A finalidade da etapa foi demonstrar as habilidades do animal em 15 exercícios, como a troca de mão, mudança de direção, controle de velocidade e recuo, entre outros.

Após as demonstrações da prova de ensino, foi realizada a etapa de maneabilidade, no mesmo dia. O objetivo da competição foi mostrar a capacidade do cavaleiro e do cavalo em superar obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo.

Na manhã de domingo, 11, o público pôde assistir a prova de velocidade do Campeonato Brasileiro. Nesta etapa, o cavaleiro e o cavalo deveriam superar, ao menor tempo possível, os obstáculos colocados na pista. A competição aconteceu na pista central.

No mesmo dia, os competidores entraram na pista para disputar a etapa final de adestramento do Campeonato Paulista. As regras foram semelhantes às aplicadas à competição nacional. Antes, no sábado, foi realizada a etapa eliminatória do campeonato.

Segundo a organização, o Paulista de Adestramento é uma das mais concorridas competições da modalidade e tem “status olímpico”. Os vencedores da temporada participaram, em Tatuí, da sexta e última etapa, que definiram o vencedor do ano. Os competidores participaram de um sorteio de um carro zero quilômetro.

A competição estadual teve organização conjunta da FPH (Federação Paulista de Hipismo) e da ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano).

A programação do Festival do Cavalo Lusitano incluiu um concurso de morfologia. A competição reuniu os melhores cavalos do plantel nacional, disputando diretamente entre animais do mesmo sexo e geração.

Na sexta-feira, 9, aconteceu a primeira etapa do Concurso de Morfologia. Foram avaliados lusitanos machos e fêmeas das gerações “L”, “J” e “I” e “H”, entre animais filhotes e adultos, de segunda à quarta categoria. A pista central recebeu a prova de maneabilidade, do campeonato nacional.

Os cavalos de primeira linha, da geração “M”, foram avaliados no picadeiro do Centro Hípico no sábado. Foram avaliados os modelos e andamentos dos animais. Os jurados também realizaram a aprovação de garanhões.