Festival Mátria Amada tem bonecos do cenógrafo tatuiano Jaime Pinheiro

Evento com presença de Ailton Krenak acontece em Sorocaba neste sábado

Bonecos criados por artista tatuiano (Foto: Arquivo pessoal/ Jaime Pinheiro)
Da redação

O Festival Mátria Amada terá a primeira edição presencial neste mês, em Votorantim e Sorocaba. O evento conta com a banda Mátria Amada, formada por músicos tatuianos e sorocabanos, que interpretam canções compostas especialmente para o evento e a intervenção cênica e musical “Folia para os Mestres”, com bonecos criados pelo artista plástico Jaime Pinheiro, também de Tatuí.

O festival foi idealizado pelo músico Leandro Manuí e pela atriz Tatiana Zalla, do grupo Manuí, com o objetivo de promover um encontro inédito e uma homenagem a ícones da cultura nacional.

Entre os homenageados, destacam-se Ailton Krenak, recém-eleito “imortal” na Academia Brasileira de Letras, e Lia de Itamaracá, considerada a rainha da ciranda, que completa 80 anos em 2024 e planeja levar para Sorocaba o mesmo show que fará no Rock in Rio.

Ao longo dos últimos oito anos, Pinheiro vem construindo bonecos para o grupo – a princípio, fazendo um boitatá; depois, a liga de Itamaracá, e seguidamente outras encomendas para outros espetáculos. Segundo ele, o grupo foi somando esse material e incorporando-o ao próprio espetáculo.

“Eles são fantásticos, têm um repertório muito bonito, são muito ligados à questão folclórica e, também, ao público infantil. Este ano, irão colocar nesse espetáculo bonecos para fazer uma performance, uma interação com o público”, observou o artista, que também é cenógrafo e professor do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí.

Pinheiro também comentou que, para a produção dos bonecos, são usados materiais como papelão, espuma e recicláveis. “Eles pertencem ao grupo, mas chamo de meus porque são meus filhotes também”, completou Pinheiro.

Programação

Neste sábado, 7, às 16h, acontece a abertura do festival, com o Quinteto da Paraíba e Toninho Carrasqueira; às 16h30, conversa com Ailton Krenak, primeiro escritor indígena a ocupar a cadeira de “imortal” na Academia Brasileira de Letras; e às 17h30, Leandro Manuí e Juraildes da Cruz fazem o lançamento do álbum “Luz Dourada”.

No mesmo dia, às 18h30, Lia de Itamaracá apresenta o show “Cirandas do Mundo”, em comemoração aos seus 80 anos; às 19h30, “Folia para os Mestres”, uma intervenção cênico-musical com bonecos criados pelo artista tatuiano Jaime Pinheiro; e às 20h, Ana Maria Carvalho e banda interpretam canções inspiradas em manifestações como o Bumba meu Boi.

Finalizam o dia, às 21, a banda Mátria Amada, formada por músicos de Sorocaba e Tatuí. O evento acontece na Usina Cultural Facens, na rua Padre Madureira, Além -Ponte, em Sorocaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui