Festival Estudantil de Teatro em Tatuí inicia neste sábado

Evento do Conservatório tem mais de 30 atrações em locais diversos

Ensaio do espetáculo Longe da Vista Chinesa (Foto: Conservatório de Tatuí/Divulgação)
Da redação

A partir deste sábado, 20, até sexta-feira, 26, acontece o 29º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) em Tatuí com diversas atrações gratuitas.

O evento é promovido pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e engloba apresentações em vários espaços públicos e pontos culturais.

A programação soma mais de 30 produções, que acontecem no Centro Cultural de Tatuí, na feira livre do Largo do Mercado, na Praça da Matriz e na praça Mantinho Guedes (Praça da Santa).

Também recebem as encenações os espaços culturais pertencentes ao Conservatório, como o auditório da unidade “Chiquinha Gonzaga”, o Setor de Artes Cênicas e o Teatro “Procópio Ferreira”.

Os trabalhos apresentados são produzidos por grupos de teatro estudantis e profissionais, com artistas convidados de várias cidades paulistas e outras regiões do país, visando promover um intercâmbio cultural entre os grupos de artes.

Com a participação de pessoas convidadas, o intercâmbio cultural tem uma programação pautada em criações em processo, espetáculos, performances, intervenções, residência artística, produção material crítico, registro para fins pedagógicos, oficina e lives com a participação de estudante e docentes.

Segundo o gerente artístico-pedagógico de artes cênicas do Conservatório, também curador e diretor-geral do evento, Antonio Salvador, “o Fetesp é uma das atrações mais importantes da instituição devido à longevidade e um dos festivais estudantis mais relevantes de São Paulo, por reunir estudantes de teatro de todo o estado”.

Ele também comentou que, neste ano, o evento planeja estabelecer “uma relação mais profunda entre jovens estudantes e ex-estudantes”.

“Para isso, contamos com cinco espaços na cidade, para que os atores, diretores mais experimentados, que estudaram no Conservatório e participaram de edições passadas recebam os estudantes para uma troca de experiência durante as manhãs do festival, antes das apresentações dos espetáculos e painéis de intercâmbio programados para acontecer à tarde e à noite”, explica.

Nesta edição, além da participação da Unicamp, Unesp e USP, o festival conta com a estreia de novas companhias, entre elas, a Atuará, escola de teatro de Jundiaí, que fará a abertura com o espetáculo “Longe da Vista Chines”.

Também como novidade, são apontados o Teatro Escola Macunaíma, que irá apresentar a peça “Corpos Territórios”, e a Companhia Coxixo, da Escola de Artes Célia Helena, que trará o espetáculo “Irmãs Coragem”.

Para participar do Fetesp, os grupos passaram por uma seleção junto à comissão composta por estudantes, docentes e gerência artística e pedagógica da área de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, e à coordenação de produção do festival, além de uma representante do VQV (Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil), parceiro do evento há três edições.

Entre os grupos convidados, Salvador destaca o espetáculo “Vestido de Noiva”, do Oficcina Multimédia, um dos mais longevos do país, dirigido por Ione de Medeiros, vencedora do prêmio APCA em 2023 na categoria “melhor direção”.

Programação

Espetáculo estudantil – “Longe da Vista Chinesa” (Núcleo Atuará – Atuará Escola de Teatro – Jundiaí/SP)
Dia 20, às 15h, no Centro Cultural de Tatuí (10 anos)

Sinopse – A história se passa em uma escola fictícia, com personagens inventados; a ficção, porém, visa falar da realidade. E como falar da realidade, da escola, do medo, das culpas, dos sonhos, do que realmente aconteceu, de quem realmente é culpado em um momento histórico como esse?

Espetáculo convidado – “Vestido de Noiva” (Grupo Oficcina Multimédia – Belo Horizonte/MG)
Dia 20, às 19h30, no Teatro “Procópio Ferreira” (14 anos)

Retirar ingresso pela plataforma INTI

Sinopse – A peça apresenta uma dramaturgia fragmentada, não linear, que intercala três planos: o da realidade, o da alucinação e o da memória. Alaíde, uma mulher que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, se vê numa mesa de cirurgia, entre a vida e a morte. E é seu inconsciente que será ativado na reconstrução de sua história.

Espetáculo estudantil – “Escumalhas Urbanas” (Povo da Máscara – Escola Livre de Teatro de Santo André – Santo André/SP)
Dia 21, às 11h, na feira livre do Largo do Mercado (livre)

Sinopse – No dia a dia da encruzilhada, seres com objetivos e narrativas distintas se encontram e, para não serem percebidos por olhos vigilantes, com malandragem e sutileza em meio à multidão, revelam astúcias e festejam suas encantarias na surdina.

Espetáculo estudantil – “Tudo Aquilo que Sei sobre O Amor (Do Pátio ao Palco)” – EE. “Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira” – Ribeirão Preto/SP)
Dia 21, às 16h, no Centro Cultural de Tatuí (livre)

Sinopse – Com micro-histórias sobre formas de amar, a partir da experiência individual dos educandos que encenam esta peça, estes levam ao palco suas mitologias e vivências sobre o que consideram como amor.

Espetáculo estudantil – “3024, Uma Odisseia Inbox” (Teatro Singular – Colégio Singular – Santo André/SP)
Dia 21, às 19h30, no Teatro “Procópio Ferreira” (10 anos)
Retirar ingresso pela plataforma INTI
Sinopse- O teatro apresenta uma cidade onde as dimensões éticas e estéticas da humanidade são reconfiguradas conforme perdemos de vista os limites que justificam as vantagens de um mundo cada vez mais automatizado.

Mostra nas escolas: “O Que Seria de Mim se Não Fosse os Outros” (Grupo Pedagógico do Conservatório de Tatuí – Grupo Jovem de Teatro)
Dia 22, às 10h, no CEU das Artes (12 anos)
Sinopse – Entre realidades e imaginários, o espectador é convidado a mergulhar em um universo de emoções e reflexões que revisita as perspectivas subjetivas de estudantes impactados pelo isolamento resultante das intimidações sistemáticas no ambiente escolar.

Espetáculo estudantil – “Irmãs Coragem” (Cia. Coxixo – Escola Superior de Artes Célia Helena – São Paulo/SP)
Dia 22, às 14h, no auditório da unidade “Chiquinha Gonzaga” (14 anos)
Sinopse- O espetáculo conta a história de três jovens em situação de abandono parental. As garotas sobrevivem da forma que podem. A rua, ao mesmo tempo que as traz medo, a faz mais fortes. Nas ruas de um bairro nobre do Brasil, elas se veem em confronto com os moradores.

Espetáculo convidado – “Na Beirada” (Coletiva na Beirada – São Paulo/SP)
Dia 22, às 16h, no Centro Cultural de Tatuí (14 anos)
Sinopse – Com dramaturgia inspirada em poetas como Torquato Neto, Ana Cristina Cesar e Caio Fernando Abreu, “Na Beirada” cruza linguagens de música, vídeo, artes visuais e teatro, propondo um encontro com o público, uma troca de afetos que fortalece e reconstrói nosso estado emocional diante de uma conjuntura que ainda fragiliza a subjetividade coletiva, após o período de um estado suicidário que gerou desde a pandemia até ansiedade e suicídio. Diante de um cenário que impunha a morte, busca agora a vida.

Espetáculo convidado – “Tio Vânia” (Grupo Tapa – São Paulo/SP)
Dia 22, às 19h30, no Teatro “Procópio Ferreira” (14 anos)
Retirar ingresso pela plataforma INTI
Sinopse – A trama mostra o proprietário de terras Ivan (Vânia); sua sobrinha Sônia e Astróv, o médico da família, e suas vidas desestabilizadas após a chegada do célebre professor Serebriakóv, agora aposentado, e de sua jovem e bela esposa Helena.

Polarizações ideológicas, contendas familiares, emancipação feminina, a hipocrisia da fidelidade conjugal se cruza por fios invisíveis do texto que transcende seu tempo, espaço, além de uma reflexão sobre o meio ambiente, que situa a obra de Tchekhov no aqui e agora.

Mostra nas escolas: “Tudo Aquilo que Sei Sobre O Amor” – Ribeirão Preto-SP
Dia 24, às 10h, no Lar Donata Flores (livre)

Abertura de processo criativo – “A Vaca Virou um Rádio” (Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí)
Dia 24, às 14h, no auditório da unidade “Chiquinha Gonzaga” (14 anos)
Sinopse – Uma família tradicional migra do interior para a capital entre as décadas de 1940 e 1950, em busca de melhores condições de vida. Suas vidas são transformadas ao conhecerem a mais nova tecnologia: o rádio.

Paralelamente, surge uma rádio atemporal que, invadindo as frequências, pirateia o sistema para contrapor pensamentos, hackear a linguagem e oferecer uma visão alternativa da história.

Espetáculo estudantil – “Morte Morre Morto Mata” (ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – São Paulo/SP)
Dia 24, às 16h, no Teatro “Procópio Ferreira” (14 anos)
Retirar ingresso pela plataforma INTI
Sinopse – Na travessia entre a vida e a morte, a Cobra-Canoa entrelaça um processo interrompido pela greve de estudantes da USP com um mito de morte do povo Amuesha, da Amazônia sub-andina. No mito, uma mulher perde seu marido violentamente e atravessa o caminho dos mortos para reencontrá-lo.

Espetáculo estudantil – “Pavilhão Cabaré” (Grupo Impostura – Universidade Estadual de Campinas – Campinas/SP)
Dia 24, às 19h, no Centro Cultural de Tatuí (16 anos)
Sinopse – As putas são as detentas com as tetas cheias de leite, carentes de suas crias tomadas pelo sistema. A dramédia musical parte do ponto de vista de Rose, mãe encarcerada que perdeu a guarda de seus filhos e agora ajuda outras mulheres na mesma situação.

Juntas, relembram o passado e cuidam dos recém-nascidos, enquanto armam uma fuga do presídio durante a Copa do Mundo.

Show: Assucena em “Índia – Tributo a Gal Costa”
Dia 24, às 21h, na Praça da Matriz (12 anos)
Sinopse – A cantora e compositora Assucena homenageia uma das vozes mais importantes da música brasileira ao relembrar, em releituras inéditas, o álbum “Índia”, lançado por Gal Costa em 1973.

Mostra nas escolas: “Irmãs Coragem” – (Cia. Coxixo – Escola Superior de Artes Célia Helena)
Dia 25, às 10h, na E.E. “Professora Semíramis Turelli” (14 anos)

Espetáculo estudantil – “Liberdade²³ (TCC de Cênicas – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Instituto de Artes SP – São Paulo/SP)
Dia 25, às 14h, no Centro Cultural de Tatuí (16 anos)
Sinopse – Releitura da peça “Liberdade, Liberdade”, de Millôr e Flavio Rangel. Alunos desmontam o texto do início da ditadura militar para reconstruir um novo Brasil a partir da memória.

A encenação inclui reconstituição de quadros, poesias, canções, trechos de peças atuais, dados históricos sobre liberdade e textos originais do grupo, proporcionando um ritmo vertiginoso à peça.

Espetáculo estudantil – “Corpos Territórios” (Teatro Escola Macunaíma – São Paulo/SP)
Dia 25, às 19h30, no Teatro “Procópio Ferreira” (16 anos)
Retirar ingresso pela plataforma INTI
Sinopse – Um teatro, uma casa, uma festa preparada com coisas de explodir ou um mar de bombas que estouram como numa guerra. Corpos habitam o espaço, vozes denunciam o crime de achar que a gente é um destino.

Elas anunciam: somos do tamanho do amor, que não é carinho e nem é doce. À luz do mito de Medeia, somos convidados a visitar diferentes territórios refletindo sobre o tempo e suas fronteiras.

Mostra nas escolas: “Seu Bonanza” – (Nossa Trupe Teatral – Tatuí-SP)
Dia 26, às 10h, na E.E “Professora Altina Maynardes de Araujo” (livre)
Sinopse – Em uma cela apertada, vive o palhaço “Seu Bonanza”. O que o levou à prisão? Ninguém sabe… Esperando uma oportunidade para fugir de sua cela, Seu Bonanza vai matando o seu longo tempo ocioso, brincando com objetos e criando um ambiente lúdico de prazer e alegria…

O espetáculo é uma comédia visual, sem texto (literário) e nos mostra arte do palhaço de maneira simples e sensível.

Espetáculo convidado – “As Três Marias” (Dupla Companhia Produções Culturais – Tatuí/SP)
Dia 26, às 19h30, no Teatro “Procópio Ferreira” (14 anos)

Retirar ingresso pela plataforma INTI
Sinopse – O título da nova dramaturgia de Luís Alberto de Abreu, “As Três Marias”, propõe algumas analogias possíveis. Maria Eugênia (avó), Maria de Lourdes (filha) e Maria Aparecida (neta) são as Marias do título.

A dramaturgia cruza as histórias dessas mulheres com elementos da história local, a cidade de Tatuí. As histórias dessas Marias dizem respeito às suas relações com seus respectivos pais e maridos, histórias de amor, dor, rancor, sofrimento e desamor; das violências de gênero, físicas e psicológicas sofridas por essas mulheres e que certamente se assemelham às de incontáveis outras Marias.

A encenação articula teatro, poesia e música em torno da história dessa família interiorana que faz do Rio Tatuí um rio de lágrimas e memórias e vê nele espelhado o desejo de continuar existindo.

Os locais das apresentações

Centro Cultura de Tatuí: praça Martinho Guedes, 12, centro;

Teatro “Procópio Ferreira”: rua São Bento, 415, centro;

Feira livre do Largo do Mercado: praça Anita Costa, centro;

CEU das Artes: rua Cândido José de Oliveira, 475, vila Santa Helena;

Auditório da unidade “Chiquinha Gonzaga”: rua São Bento, 415, centro;

Apae: avenida Marginal, av. Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/n, Jardim Lucila;

Lar Donato Flores: rua Vicente Cardoso, 1.591, alto do Santa Cruz;

Mais informações: (15) 3205-8434.