Festival Capital da Música começa neste sábado na Praça da Matriz

Evento em homenagem ao maestro Neves é realizado após dois anos

65
Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” ocorrido em 2019 (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O tradicional Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”começa neste sábado, 20, e vai até o sábado, 27, na Praça da Matriz, como parte da programação da Semana da Música de Tatuí.

O diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, lembra que o festival era realizado anualmente em Tatuí durante a Feira do Doce, que não ocorreu nos últimos dois anos em virtude da pandemia da Covid-19.

“Entretanto, neste ano, o festival não deixará de acontecer: ele é promovido no período em que se comemora o Dia do Músico – celebrado em 22 de novembro -e também o Dia da Padroeira dos Músicos, Santa Cecília”, destacou o diretor.

Organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o projeto tem apoio do governo do estado de São Paulo e da Organização Social “Amigos da Arte”, pelo edital Tradição SP Online, do programa Juntos Pela Cultura.

“O projeto já valorizava Tatuí como Capital da Música; agora, também acentua o festival, que já é tradicional da cidade, como parte da Semana da Música. Este é um momento de grande importância para Tatuí festejar o nosso maior bem cultural, que é a música”, ressalta Vianna.

O festival, que é composto de 11 shows musicais e pode ser acompanhado presencialmente pela população ou em casa, por meio das transmissões feitas no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/2Yuui6i) e no Facebook da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (https://bit.ly/3F1bcEk).

“Com um repertório de músicas de tradição raiz, popular e erudita, Tatuí festejará a força de seu maior bem cultural com uma rica programação musical”, enfatiza o diretor.

Para Vianna, o projeto também valoriza Tatuí como cidade que apresenta “rica atividade cultural, que a permitiu ser reconhecida como Capital da Música, desenvolvendo, desde o século 19, habilidades e riquezas musicais, e, também, a ser reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico)”.

O evento tem início neste sábado, 20, às 11h, com o Projeto Música na Praça, que recebe o Duo Mayara Rios e Reginaldo César. A abertura oficial acontece no mesmo dia, às 20h30, com o grupo de choro M Medeiros.

No dia seguinte, domingo, 21, éa vez da dupla Aruan e Tiggre se apresentar na Praça da Matriz.

O festival segue durante toda a semana, sempre às 20h, recebendo na segunda-feira, 22, o grupo “João e Maria o Musical”; na terça-feira, 23, a banda Revoltrio; quarta-feira, 24, o trio Bravo Elektro e Ângelo Varela; quinta-feira, 25, a banda Live by Night; e na sexta-feira, 26, o grupo Seresteiros Alados de Tatuí.

Por fim, encerrando o evento, no sábado, 27, três apresentações serão realizadas: às 11h, com o Duo Gama, que terá como convidado Rodrigo Sacco; às 14h, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí; e às 20h30, o encerramento oficial, com a Camerata Les Ensembles.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome