A Festa da Caridade tem uma função a mais que angariar fundos para auxiliar na manutenção do Lar São Vicente de Paulo. A análise é do deputado estadual João Caramez, que esteve no evento a convite da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e do vereador Alexandre Grandino Teles.
O parlamentar autor da lei que originou a criação dos MITs (Municípios de Interesse Turístico) avaliou que a celebração promovida pelo asilo reforça a característica turística do município.
“Um evento como este é importante, porque fortalece o conceito de MIT, do qual Tatuí faz parte”, disse ele, em entrevista a O Progresso.
Acompanhado de autoridades locais, o deputado é frequentador “assíduo” de Tatuí. Entretanto, compareceu à Festa da Caridade pela primeira vez. Veio a convite de amigos.
“Tenho visitado bastante Tatuí, por ter conhecidos, como o pessoal do Lar Donato Flores. Inclusive, estive ajudando bastante a instituição”, contou.
Caramez afirmou ter “carinho especial” por Tatuí e manter amizades com políticos como o ex-prefeito e o vereador. Por ter relação considerada “muito forte com os tatuianos”, o deputado comentou que estar na cidade é “sempre uma alegria”.
Também mencionou o efeito positivo da confraternização não só na economia, mas no ânimo dos cidadãos. “Esta festa evidencia o espírito que o povo brasileiro precisa ter, principalmente neste momento que estamos vivendo. Estou me sentindo como se tivesse na minha própria casa”, descreveu.
Um dos primeiros eventos “pós-MIT”, a festa também deve ser encarada como um laboratório para que Tatuí possa aperfeiçoar as atividades turísticas.
Uma das medidas que precisam ser adotadas, na opinião do secretário, é a elaboração de uma espécie de inventário com todos os atrativos turísticos.
“Conversando com um casal aqui, soube que eles fazem o melhor quindim de Tatuí. Isto é importante, tem que fazer parte do roteiro gastronômico da cidade, porque o turista gosta de aventura, desafios, mas de gastronomia também”, frisou.
Uma vez catalogadas as atrações, Caramez afirmou que a administração terá condições, também, de fomentar a economia. A razão é que, constando como atrativo, os doceiros e artesãos poderão sair da informalidade e gerar lucro.
O fomento de novos empreendimentos ligados ao turismo, aliás, consta como requisito para que as cidades elevadas a MIT, como Tatuí, permaneçam nessa condição.
Conforme o deputado, além de gerar emprego, as atividades vão fortalecer a cidade, pois toda receita oriunda da prestação de serviços ficará no município. “É dinheiro em caixa entrando”, argumentou.
A visita do parlamentar não teve caráter de fiscalização. Caramez reforçou que veio a Tatuí para apreciar os produtos e estreitar ainda mais relações. Na festa, ele experimentou bolinho de frango, pastel, pizza e tomou pinga artesanal.
Ele esteve acompanhado do deputado federal licenciado e secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Samuel Moreira. “Veterano” na Festa da Caridade, o secretário frequenta a instituição há mais de cinco anos.
“Tenho uma relação de trabalho, com as pessoas de Tatuí e com os vereadores, que se transformou em amizade. E, através disto, conheci o trabalho que é feito pela instituição (Lar São Vicente) em prol dos idosos”, comentou.
Moreira mencionou que a festa representa exemplo a ser seguido. Na visão do secretário, a união da comunidade demonstra que a cidade “tem lideranças que se dispõem a sair de casa”. “Isso acaba fazendo uma grande diferença”, avaliou.
“A Festa da Caridade é um exemplo muito grande de pessoas que poderiam estar fazendo outra coisa, mas estão aqui, trabalhando pela entidade”, acrescentou.