
Da redação
No domingo passado, 27 de abril, a tradicional Festa de São Jorge de Tatuí reuniu cerca de 500 pessoas no Recinto de Eventos do Lar Donato Flores.
A festividade, marcada por fé, cultura e solidariedade, foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Comissão de São Jorge, em prol do Lar Donato Flores.
A programação teve início às 10h, com a concentração de aproximadamente 150 cavaleiros na avenida das Mangueiras. Às 11h, a procissão dos cavaleiros de São Jorge percorreu cerca de quatro quilômetros pelas ruas da cidade, conduzindo estandartes, bandeiras e o andor do santo até o Lar Donato Flores.
A bênção dos cavaleiros foi realizada pelo diácono Alecsandro Alves Faria, da Basílica Nossa Senhora da Conceição.
No evento, diversos participantes foram homenageados com troféus, entre eles: o Rancho do Cowboy, com a maior comitiva; Alexandre Soares, melhor conjunto visual (cavalo/traia/traje); Zé Trovão (81 anos), cavaleiro mais idoso; Henrique Roman (três anos), cavaleiro mais jovem montado sozinho; e Isabela Lobo, destaque entre as amazonas.
Os integrantes e personalidades que entregaram os troféus foram o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima; o secretário-adjunto, Rogério Vianna; a família Shampoo, composta por Sérgio, Elaine e Pietra; Ronaldo Teles, da Comitiva Amigos Sertanejos; o presidente do Lar Donato Flores, Anderson Rodrigues Elias; e o diretor de projetos do Lar, Ubirajara Feltrin.
Outros destaques incluíram os nomes de Marco Túlio Pedroso (muladeiro), Enzo (cowboy) e Rhayane Aparecida Vieira de Oliveira (cowgirl), além dos charreteiros Neiva Aparecida Prestes Nunes e Josias Bruno Correia Andrade.
A festa também contou com apresentações musicais de Claudio Gaúcho e Taty Franco, seguidos pelo cantor Nando Nunez, animando o público durante a tarde.
A praça de alimentação foi “outro ponto alto do evento”, indica a assessoria de comunicação do Executivo, oferecendo almoço, bebidas, petiscos e doces, com toda a renda revertida ao Lar Donato Flores.
As brincadeiras equestres incluíram modalidades como tambor misto, tambor feminino, tambor infantil (com e sem cavalo), além da tradicional prova da cadeira. A jovem Mariana Lara, de apenas dez anos, destacou-se ao conquistar o primeiro lugar em três provas.
A festa contou com apoio das secretarias municipais da Zeladoria e Serviços Urbanos; Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal; Obras e Infraestrutura; Segurança Pública e Mobilidade Urbana; Saúde; e Educação; além da Guarda Civil Municipal.