Festa da Caridade auxilia na renda do Lar





Arquivo o Progresso

Evento em comemoração ao Corpus Christi acontece na quinta, 19, das 8h às 19h

 

Na quinta-feira, 19, o Lar São Vicente de Paulo realiza a 85a Festa da Caridade, em comemoração a Corpus Christi, na sede da entidade, das 8h às 19h. O evento é aberto e recebe público da cidade e região.

A festividade é a maior fonte de renda para a manutenção do asilo. O presidente da entidade, Ivan Rezende Ferreira, salientou que a instituição abriga 85 assistidos e 53 funcionários. “Portanto, o gasto mensal para manter o Lar é alto”.

De acordo com Ferreira, a participação da população na festa é de “suma importância” para que a entidade se mantenha ao longo do ano, oferecendo qualidade de vida aos idosos.

O evento conta com duas programações: religiosa e festiva. Às 8h, haverá missa para internos e população, na paróquia do Lar. Na Igreja Matriz, também haverá celebração religiosa no mesmo horário.

A procissão do Santíssimo Sacramento sairá da Praça da Matriz, após o encerramento da missa, e seguirá em direção ao Lar, para, então, iniciar a festividade.

Voluntários e funcionários, que estarão trabalhando no evento, terão a oportunidade de participar de uma missa antecipada, na quarta-feira, 18, no Lar São Vicente, a partir das 19h. A população também é convidada.

A festa está marcada para começar no mesmo horário das duas missas. Porém, Ferreira afirmou que, normalmente, as pessoas costumam chegar para o evento após a romaria de Corpus Christi.

De acordo com o presidente, a Festa da Caridade mobiliza boa parte da cidade. É possível que todos ajudem, desde a população que vai ao evento para consumir até empresários e comerciantes, particularmente com doações.

“É uma festa que ajuda muito e mobiliza todo mundo, inclusive, as escolas. Quase todas estão fazendo campanhas, desde crianças até os colegiais. Eles fazem visitas e trazem donativos”, contou.

Alunos de escolas já iniciaram as visitas. Eles fazem apresentações musicais, levam cartões aos idosos ou, somente, passam para deixar doações e conhecer os assistidos e a entidade.

Uma assistente social informa, a cada representante de escola que efetiva as visitas, quais os alimentos ou itens que o Lar está necessitando, seja para a festa, bazar ou para o dia a dia dos idosos.

A madre superiora da paróquia também trabalha para arrecadar doações para a Festa da Caridade. Ela pede produtos, para o preparo das comidas, aos membros das comunidades das paróquias.

Ferreira afirmou que, apesar de a madre superiora fazer pedidos em igrejas católicas, a entidade está aberta a todas as religiões, tanto para visitas como para doações.

Para a realização da festa, a entidade conta com a colaboração de todos que puderem auxiliar. “É uma mobilização de Tatuí e de toda a região, como Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Iperó, Pereiras, Porangaba e Torre de Pedra”.

De acordo com Ferreira, todas essas cidades ajudam na preparação da festa, com donativos, montagens, barracas para contribuição e com o leilão de bezerros e prendas.

Atrações

Na festa, haverá praça de alimentação, parque infantil, shows, bazar, brechó, bingo e leilão. Conforme o presidente, toda a renda das atrações que estiverem dentro da sede do asilo será revertida à entidade.

Conforme Ferreira, o leilão, às 13h, é um dos atrativos mais tradicionais e aguardados pelos participantes. Para conseguir os bezerros, há voluntários que percorrem a área rural da cidade e pedem doações.

As outras prendas do leilão também são oriundas de doações da comunidade. A entidade está aberta a receber todo tipo de objeto ou alimento que possa ser oferecido para a venda.

Ferreira lembrou que, mesmo se os objetos não estiverem em boas condições para o leilão, eles podem ser vendidos no bazar, ou utilizados pelos idosos.

No dia da festa, haverá um “megabazar”, onde estarão expostos vários itens a preços baixos, como roupas, utensílios, sapatos, móveis e livros. A renda também será revertida totalmente ao asilo.

A arrecadação das barracas dentro da Festa da Caridade também irá para o Lar. O dinheiro oriundo das tendas ao lado de fora da festa não será destinado ao asilo. Porém, para montar qualquer ponto no local, é necessário pagar um “aluguel” à entidade.

Segundo Ferreira, há muitos grupos envolvidos nas tendas de fora da festa. Mas, ainda há pontos a serem “locados”. Ele ressaltou, também, que, se houver pessoas interessadas ou com “ideias novas”, que possam vir a acrescentar na renda, podem procurar a secretaria do Lar para que as irmãs estudem cada caso.

O presidente adiantou que, na praça gastronômica, haverá muita diversidade de alimentos, como pasteis, “churrasquinho”, lanches, frango, porções e doces.

Este ano a Festa da Caridade contará com um atrativo novo: o bingo, no salão masculino, das 13h às 18h. As prendas serão, também, doações.

De acordo com Ferreira, ele conversou com a presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Lucia Bonini Favorito para que ela consiga brindes de comerciantes da cidade.

No evento, haverá, ainda, um parque infantil. Dois locais serão montados para receber atrações musicais, que deverão atingir todo tipo de público.

“Teremos sertanejo universitário, forró, enfim, uma grande diversidade musical, para chamar os jovens de Tatuí e região. Estaremos com um atrativo muito interessante, para que possamos atingir, também, pessoas de todas as idades”, garantiu Ferreira.

Para quem não gosta de barulho, haverá uma tenda em um “local mais tranquilo”, que venderá chope e pizza. De acordo com o presidente, será um ambiente para um público mais “reservado”.

Às 17h, os organizadores vão sortear uma moto seminova, modelo Amazonas, 250 cilindradas, ano 2007, modelo 2008. Conforme Ferreira, o veículo foi doação de uma pessoa “que se sensibilizou com as necessidades do Lar”.

Os cupons para o sorteio estão sendo vendidos, desde o ano passado, na sede da entidade e por membros da diretoria. Até o dia da festa, são adquiridos por R$ 15 cada.

De acordo com Ferreira, policiais militares afirmam que, normalmente, 30 mil pessoas passam pelo evento. Por ser um número alto de frequentadores, o asilo pretende contar com apoio da PM, GCM (Guarda Civil Municipal) e seguranças particulares para evitar confusões.

O presidente afirmou que a festa vai simbolizar, além de auxílio à entidade, muita alegria aos idosos. “É uma espera de um ano para os assistidos, que simboliza muita alegria. Eles podem rever amigos, familiares, ver todo o movimento”, observou.

Segundo Ferreira, os internos ficam muito contentes com o evento, “pois é um momento de descontração”. “Para eles, é muito bom e uma ansiedade grande, ansiedade boa, de receber a comunidade, amigos, familiares. Todo esse movimento faz muito bem para eles”.

O presidente ressaltou que nenhum interno poderá andar desacompanhado na festa. Haverá uma equipe de saúde responsável por acompanhá-los durante todo o dia.

Roque Vieira Marques Farbo, interno há dois anos e seis meses no Lar, disse que está muito ansioso pela festa. “Já participei de duas festas, estou sempre andando para lá e para cá. É muito importante esse movimento do povo, ver tanta gente colaborando. É sempre uma alegria para todos os ‘velhinhos’ daqui”, afirmou.

Farbo disse que também espera a visita de familiares que moram em São Paulo, pois eles só conseguem vê-lo em dias de festa.

Gracinda Afonso Fernandes está há cinco anos no asilo e participou todos esses anos do evento. Para ela, a importância da festa é a ajuda da população e dos voluntários do Lar.

“É uma festa que a gente gosta bastante, que tem muita gente. É muito bom ver as pessoas ajudando com essa renda, que é para equilibrar as contas da casa. Fico muito contente, porque o asilo conta com muitos funcionários, então, é preciso liberar as contas”, ressaltou.

Gracinda pediu para que a população prestigie o evento e passe o dia no local, para se “divertir bastante”.

O presidente agradeceu, antecipadamente, aos membros da diretoria, funcionários do asilo e às irmãs da Providência, pelo auxílio na promoção da Festa da Caridade e por darem assistência aos internos.

“A gente costuma dizer que essa festa simboliza duas palavras: fé e caridade. Então, nosso agradecimento especial a todos que se dedicam além dos serviços deles e que se mobilizam para a festa”, salientou Ferreira.

De acordo com ele, mais de 400 voluntários auxiliam nos preparativos da festa e no dia do evento, para que seja um “sucesso”.

Para dúvidas, informações ou doações, o telefone do Lar São Vicente de Paulo é o 3305-4920. A entidade está localizada à rua Professor Francisco Pereira de Almeida, 451.