Mais
    Início Cidades Feira do Produtor Rural tem público médio de 350 pessoas por semana

    Feira do Produtor Rural tem público médio de 350 pessoas por semana

    Evento acontece em todas as quartas-feiras, destacando produtos diferenciados (foto: AI Prefeitura)

    Instalada há quatro meses na praça do Jardim Wanderley, à rua Celso Patrício, altura do número 300, a Feira do Produtor Rural de Tatuí tem recebido público de 300 a 400 pessoas por semana.

    A feira é um programa desenvolvido pelo Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Tatuí.

    “O retorno está muito bom pelo tempo que estamos com a feira. São nove estandes, mais um de alimentação, onde os produtores, juntos, conseguem lucrar, aproximadamente, R$ 3.000”, comemora o diretor do Sindicato Rural Patronal de Tautí, Milton Albuquerque.

    Na Feira do Produtor Rural, é possível adquirir alimentos frescos e não convencionais (cultivados sem agrotóxicos), direto dos produtores tatuianos. São frutas, hortaliças, vegetais, mudas, flores e artesanato.

    Maria de Fátima Freitas, 56, e a filha Monalize de Freitas, 25, residentes no Jardim Wanderley, frequentam a feira toda semana, desde o início. “Para nós, aqui do bairro, é muito bom. Adoramos a proposta dos alimentos sem agrotóxicos, sem contar que o sabor desses produtos direto da roça é um diferencial e tanto”, comentou Maria de Fátima.

    A opinião é compartilhada por Maria Aparecida Marques, 72, que mora em frente à praça onde a feira acontece. “Nós, que crescemos em sítios, sabemos o trabalho que dá cultivar cada alimento. E essa é uma oportunidade de valorizarmos os produtores da nossa cidade”, observou ela.

    O diferencial também está nos estandes que expõem os produtos. Eles são confeccionados em bambu e totalmente padronizados. Essa organização é o que fez com que a produtora rural Valdirene Silverio migrasse da feira convencional para a do Produtor Rural.

    “Aqui, o diferencial está na organização e no companheirismo para o trabalho. Somos um grupo que decide as ações em conjunto. Participamos de um curso de normas, procedimentos, planejamento, técnicas de vendas, exposição dos produtos e gestão de negócios antes de estarmos aqui”, pontuou.

    “Muito melhor que uma feira tradicional”, acrescenta a comerciante, que vende hortaliças e frutas de época produzidas no sítio dela, localizado no bairro Água Branca.

    A artesã Gabriela Lima Muto também tem um estande na feira, com artenasanato e plantas ornamentais que cria na chácara dela, no bairro Santuário.

    “Morei por 15 anos no Japão e trouxe comigo essa paixão pela sustentabilidade. E é nessa proposta diferenciada que eu acredito”, conta Gabriela, que utiliza fribas de bananeira, bambu e argila da própria chácara para confeccionar os produtos. Ela ainda diz que pretende, em breve, começar o cultivo de olericultura orgânica.

    A Feira do Produtor Rural de Tatuí funciona em todas as quartas-feiras, das 16h às 20h.