Feira do Doce de Tatuí objetiva ‘chegar’ à capital de São Paulo

Somando 40 mil pessoas, abertura tem visitantes de cidades do estado, Paraná e MG

População acompanha a cerimônia de abertura do evento (Foto: AC Prefeitura)
Da reportagem

Na quarta-feira, 9, às 19h, na Praça da Matriz, ocorreu a solenidade de abertura da 11ª Feira do Doce de Tatuí, dia em que cerca de 40 mil pessoas passaram pelo evento, conforme informado pela prefeitura.

A abertura teve presença de turistas de diversos municípios do estado de São Paulo, como Sorocaba, Bauru, Carapicuíba, Osasco, Piracicaba, Americana, Votorantim, São Paulo, Capela do Alto, Cesário Lange e Botucatu, além de visitantes de outros estados, como Paraná e Minas Gerais.

Na cerimônia, também estiveram presentes o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima; o secretário-adjunto da Cultura, Rogério Vianna, o presidente da Aprodoce, Marcelo Leite de Almeida; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, César Augusto de Araújo; e o presidente da Câmara Municipal, Renan Cortez (MDB).

Registraram presença, também, os vereadores Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD), Luiz Ricardo Trevisano (Solidariedade), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), Vade Manoel Ferreira (Republicanos), Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos), Leandro Camargo Barros (MDB), Alex Leite Mota (União) e José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos). Também participou o presidente da Associação Semear Tatuí (gestora da Orquestra Sinfônica de Tatuí), Michel Rosa.

Ainda participaram os secretários: dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, Amanda Simões de Abreu; da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; da Saúde, Fabiana Grechi; da Fazenda e Finanças, Giovana de Sousa Domingues; e das Obras e Infraestrutura, João Francisco de Lima Filho.

Outros secretários presentes foram: do Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação, Luiz Donizetti Vaz Júnior; da Zeladoria e Serviços Urbanos, Marcel Soares; da Administração e Negócios Jurídicos, Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva; da Educação, Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva; da Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Eduardo de Alvarenga Viana; e o chefe de gabinete da prefeitura, Patrício Antunes Pereira.

A cerimônia ainda recebeu os deputados estaduais Damaris Dias Moura Kuo (PSD), Maria Lúcia Amary (PSDB) e Edson Giriboni (União); o diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Fernando Alonso; o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; Fernando Netto, representando o deputado estadual Vitor Alexandre Rodrigues (Republicanos); Mateus Meira, representando a deputada federal Simone Aparecida Curraladas dos Santos (MDB); e Sandro Luna, representando o deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos).

O prefeito Miguel iniciou fala contando que, até aquele momento (por volta das 19h30), haviam passado mais de 33 mil pessoas pelo evento. “Ano passado, nós tivemos 298 mil pessoas (durante a feira), todas elas registradas com reconhecimento facial, e acredito que iremos bater esse número”, comentou.

Cardoso Júnior também aproveitou para agradecer aos secretários do Executivo que ajudaram a viabilizar o evento e aos doceiros, “que são o motivo de todo esse envolvimento nosso. A feira acaba domingo, e segunda-feira já começam os preparativos para o próximo ano”.

De acordo com o informado pelo chefe do Executivo, ele acredita que, a partir desta edição, irá “mudar o patamar” da feira, deixando de ser “simplesmente local”. “Queremos deixar uma marca dos doceiros em todo o estado de São Paulo”, antecipou.

Durante o discurso, o prefeito também contou que enviará à Câmara Municipal um projeto para que a Associação de Produtores de Doce (Aprodoce) e a Feira do Doce se tornem instituição de utilidade pública municipal.

O prefeito Miguel ainda expôs a intenção de pleitear, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com apoio de Maria Lúcia, que a feira e a Aprodoce se tornem de utilidade pública estadual.

“Uma instituição de utilidade pública pode receber recursos tanto de projetos do governo quanto de emendas parlamentares. O nosso sonho é essa feira ‘invadir’ o Anhembi, em São Paulo. Chegará o tempo em que faremos a ‘Feira Estadual do Doce’, e quem estará à frente disso é a Aprodoce e os cem doceiros que nós temos”, declarou.

Finalizando o discurso, o chefe do Executivo defendeu que a feira é um dos passos para que Tatuí – atualmente, município de interesse turístico (MIT) -, se torne estância turística.

Jarbas Favoretto, presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, comentou que, tecnicamente, o Conselho Estadual de Turismo e o grupo técnico de análise deram notas para 214 cidades entre estâncias e MITs.

“Só quero deixar registrado que Tatuí não é de hoje que merece algo mais do que município de interesse turístico. Pelas notas que vocês tiveram, vocês merecem, correta e sinceramente, ‘se sumirem’ duas, três ou quatro cidades (na classificação para se tornarem estância), que Tatuí seja a primeira por merecimento”, complementou.

Posteriormente, em sua fala, o vice-prefeito parabenizou a primeira-dama e presidente do Fusstat, Regiane, pelo trabalho à frente da entidade.

“Nunca vi, como político, um Fundo Social trabalhar igual esse Fundo Social está trabalhando. Regiane é a comandante do barco, e quero parabenizar você e a sua equipe”, declarou.

O vice-prefeito finalizou dizendo que o evento é importante para os doceiros da cidade, “gerando economia e mostrando a Feira do Doce para o estado e o restante do país”.

O vereador e presidente da Câmara, Cortez, em sua fala, parabenizou o prefeito, a equipe envolvida na realização do evento e os doceiros da cidade.

Finalizando as falas, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Buko, declarou ser “uma satisfação estar à frente de mais um ano da Feira do Doce”.

“É um ano em que eu só tenho a agradecer a todos que estão aqui: os doceiros, os visitantes, os turistas, a minha equipe maravilhosa — que, sem eles, a gente não conseguiria chegar aonde está —, e os deputados presentes.”

Após a fala do secretário, o presidente da Aprodoce, Leite de Almeida, tomou a palavra e agradeceu ao prefeito, ao vice-prefeito, aos deputados e aos vereadores pela realização do evento.

Posteriormente, o secretário-adjunto Vianna contou que os doces disponíveis para compra no evento receberam o selo “Made in São Paulo”. “Ou seja, pode ir para o Brasil ou mundo inteiro, levando a nossa cidade”, acentuou.

Vianna também aproveitou o momento para informar às pessoas com autismo que há abafadores de som disponíveis no estande Visite Tatuí, para serem usados, durante a feira, por pessoas com sensibilidade a som alto.

À reportagem de O Progresso de Tatuí, o chefe do Executivo, sobre a importância da Feira do Doce para que o município se torne estância turística, declarou que a cidade “tem algumas joias e, com certeza, a feira é uma delas”.

“Não dá para saber o que é melhor hoje, o que chama mais atenção do estado de São Paulo, mas a feira, com certeza, é uma que tem nos ajudado bastante”, assegurou.
O prefeito lembrou que, para que o município chegue a estância, precisa passar por ranqueamento. “E eu acho que ela tem uma contribuição bastante significativa”, complementou, sobre a feira.

Já em relação aos benefícios do projeto para que a Aprodoce se torne instituição de utilidade pública, Cardoso Júnior reiterou os citados no discurso, apontando o pleito de recursos e inscrições em eventos sem taxa de inscrição, e acrescentou que isso daria uma visibilidade muito maior à cidade.

“O nosso sonho é ampliar os nossos espaços aqui, levar a Feira do Doce para outros locais, como já foi para Cerquilho. Já houve sondagem de Sorocaba, mas o sonho é que aconteça no Anhembi, em São Paulo”, continuou.

Em relação ao evento passar a ser realizado na Concha Acústica – que tem previsão de inauguração no início do próximo mês -, o prefeito falou que deixa a Aprodoce à vontade para fazer executar o evento onde quiser.

“Após a inauguração, eles vão ver como está lá, que ficou bonito, agradável, acolhedor, tem mais banheiros e mais espaço. Então, acredito que despertará a vontade deles, pois acho que dá para atender melhor. Mas, vamos deixar na mão deles (a associação) para ver o que querem fazer”, finalizou.

Buko, também sobre a importância da Feira do Doce para o ranqueamento do município no quesito turístico, comentou que este é um dos eventos que o município hoje proporciona e com os quais consegue atrair mais público.

“Ela é muito importante, mas não é só a Feira do Doce que faz o dever de casa. A cidade como um todo está respirando hoje o turismo”, comentou.

“Esse é o nosso trabalho: intensificar o turismo dentro do município e propor o que a cidade pode oferecer para as pessoas virem conhecer, como a Feira do Doce, o Conservatório, a cultura, que é muito rica, os doces. A Feira do Doce é um momento, mas os nossos doceiros estão aqui o ano inteiro recebendo os turistas”, complementou.

O evento, no ano passado, somou 298 mil pessoas e, de acordo com o secretário, a expectativa é de que, neste ano, esse número seja igualado ou até superado. “Hoje, até as 19h, já haviam sido contabilizadas mais de 30 mil pessoas, e a festa vai até as 22h, sendo que agora é o momento em que a feira ‘incha de gente’”, comentou.

Buko ainda contou que a feira ajuda na circulação em outros pontos da cidade. “Nós recebemos caravanas de outros municípios, que, lógico, vêm para a Feira do Doce. Mas, elas não vêm só querendo conhecer a Feira do Doce: querem conhecer outros atrativos que a cidade possa oferecer, seja na gastronomia, o Carroção, o aeroclube, a basílica”, emendou.

Já a deputada Damaris, a respeito da importância da feira para o município, declarou que “é extraordinária”. “Eu já venho a esta feira há muitos anos. Ela está cada ano melhor, mais atrativa e mais inovadora”, comentou.

“E eu fico cheia de emoção porque eu fui autora do projeto de lei 383, que está tramitando na Assembleia Legislativa de São Paulo, que institui e declara Tatuí como a Terra dos Doces Caseiros. Espero poder aprovar este projeto para que nós tenhamos essa marca, que é emblemática para a cidade”, afirmou.

“Já comi muito doce aqui hoje, já comi muito pastel, e estou especialmente feliz porque percebo o quanto o empreendedorismo em Tatuí é determinante para o futuro da cidade. Parabéns aos organizadores da feira. Ela está cada vez melhor, e que Deus abençoe o povo de Tatuí e os empreendedores da Feira do Doce”, finalizou.

Programação do final de semana

A programação da Feira do Doce Tatuí tem continuidade neste sábado, 12, e domingo, 13. De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o público irá “conhecer uma das novidades mais acolhedoras da programação”: o festival do palco lounge, “um espaço intimista”, instalado na entrada principal da Feira do Doce, entre o Palácio do Sorvete e o Brasil Cacau.

O novo palco, ainda conforme o serviço de comunicação, “promete aproximar artistas e visitantes, em um ambiente descontraído e repleto de boas vibrações”.

A programação no palco tem talentos locais e regionais, até às 17h, sendo: às 11h, Quinteto Harmonia Feminina; às 13h, banda Revoltrio; e às 17h, Neno Dourado.
Para finalizar as atrações do sábado, às 20h30, no palco coreto, haverá a apresentação de Pablo D’Angelo Rockband, com clássicos do pop e rock nacional e internacional.

Já no domingo, 13, a festa continua com uma programação diversa para todos os públicos, somente no palco coreto: às 10h, Duo Faria; às 11h, “Hora do Autismo”; às 12h30, Pedro Paulo e Os Seresteiros Alados de Tatuí; às 15h, Quinteto do Lagartixa; às 17h, Ruby Woo; às 19h, “Hora do Autismo”; às 20h, cerimônia oficial de encerramento da 11ª Feira do Doce de Tatuí, com entrega de certificados aos expositores/produtores de doces; e, às 20h30, banda Live by Night.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui