Feira de Artesanato retorna à Praça da Matriz em novembro

660
Associação prepara “Feira Especial de Natal” para o mês de dezembro (Foto: Arquivo O Progresso)
Da reportagem

Entre os dias 5 e 8 de novembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 20h, a tradicional Feira de Artesanato “Tatuí Capital da Música” voltará a ser realizada presencialmente na Praça da Matriz, após sete meses – a última edição ocorreu entre os dias 5 e 8 de março.

A decisão foi tomada na quarta-feira, 7, em reunião no Centro Cultural. Participaram do encontroo o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e diretores e membros da Associação dos Artesãos de Tatuí.

Além da data do retorno, a associação e a secretaria municipal pré-agendaram a “Feira Especial de Natal”, a ser promovida na Praça da Matriz entre os dias 4 e 24 de dezembro.

De acordo com a secretaria municipal, “seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, a retomada da feira é muito importante para fomentar a cultura, turismo e a economia criativa do município”.

A O Progresso, o presidente da associação, José Teófilo de Ávila, apontou alguns dos motivos pelos quais os artesãos desejam que a feira volte a ser realizada presencialmente.

Conforme Ávila, pelo fato de haver reaberturas em quase todas as áreas que foram paralisadas, devido à pandemia, os artesãos entendem ser o momento ideal para o retorno. Além disso, o presidente afirma que os associados são constantemente questionados sobre a data de retorno.

Ele argumenta que muitos artesãos dependem exclusivamente da Feira de Artesanato para sustentar as respectivas famílias e foram prejudicados com a pandemia. “Eles estão sofrendo muito durante a pandemia”, declarou.

Durante o período de paralisação da feira presencial, em junho, uma ação conjunta entre a associação e a secretaria municipal permitiu a criação da “Feira Virtual de Artesanato – Tatuí SP”. A página no Facebook permitiu a divulgação dos produtos vendidos na Praça da Matriz e segue disponível pelo link: https://bit.ly/3ewaVwt .

Os associados estavam esperançosos de que a página provocasse um “impacto financeiro positivo”. Contudo, de acordo com Ávila, poucos artesãos tiveram resultado com a ferramenta virtual.

No retorno, serão adotados os protocolos para prevenção ao coronavírus, com distanciamento social, aferição de temperatura e uso de máscaras de proteção e álcool em gel.

Conforme o presidente da associação, os artesãos estão ansiosos para retornarem com a feira na Praça da Matriz após oito meses. “Estamos felizes por podermos voltar a expor na praça. Nós seguiremos todos os protocolos necessários para poder atender bem ao público em geral”, concluiu Ávila.