Feira de adoção terá orientações a respeito de posse responsável





Conscientização a respeito de posse responsável e orientações como cuidados com os cães. Essas são as atividades programadas para a manhã do próximo sábado, dia 4 de julho, por conta da “Feira de Adoção”. O evento é uma iniciativa da protetora Silvia Helena Gonçalves com apoio da Center Cão.

A feira tem início às 8h e segue até às 12h, sendo realizada na sede da petshop. O endereço é a avenida Sales Gomes, 156, no centro. Ela consiste na doação de cães, por meio de exposição. Na ocasião, serão disponibilizados filhotes.

Os interessados deverão assinar contrato (termo de responsabilidade de posse). Conforme a organização, os filhotes a serem doados possuem atestado veterinário (receberam a primeira vacina – V10). Silvia informou que a castração será obrigatória para os animais, mas “de forma gratuita ao adotante”.

Ao todo, serão disponibilizados nove filhotes, sendo sete machos e duas fêmeas. Para adotá-los, é necessário levar um documento de identidade e um comprovante de endereço. “Também é preciso ter um coração enorme para dar e receber amor”, informou Silvia, que mantém um abrigo para animais.

Denominada “Não Compre, Adote”, a feira será realizada sempre que a protetora tiver mais filhotes e cães abandonados com idades entre 1 e 2 anos. Silvia informou que não doa cachorros “mais velhos” por conta do risco de não adaptação por parte dos novos donos e pelo estado de saúde dos animais.

Em função disso, a protetora os mantém sob cuidados dela. “Por isso, precisamos de ajuda de pessoas bondosas e sensíveis à causa animal”, declarou.

Durante a feira, além de informações, o público terá oportunidade de conhecer o projeto de apadrinhamento dos cães. A iniciativa consiste em ajuda com rações e outros itens, como vacinas e procedimentos cirúrgicos. Quem quiser apadrinhar um cão pode ligar para a protetora, pelo telefone 3251-5518.

Silvia é ex-presidente e fundadora da SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) de Piracicaba, entidade existe há 30 anos. “Precisamos de ração, mensalmente, e a pessoa poderá, quando quiser, visitar e também retirar o animal do canil para um passeio”, descreveu a protetora.

Silvia também disse que está à disposição para realizar palestras em escolas públicas (das redes municipal e estadual) e particulares. Ela tem, ainda, disponibilidade para falar sobre doação e cuidados com os animais em entidades interessadas em promover a conscientização de pessoas a respeito do tema.

Além dos animais, as palestras enfocam a natureza e são disponibilizadas de forma gratuita. O agendamento deve ser feito antecipadamente pelo mesmo telefone. Mais dados são obtidos em www.facebook.com/ANIMAISTATUI.