Da reportagem
Entre 2017 e 2018, Thiago Martins se tornava o campeão de popularidade e um dos finalistas do reality show “Guerra das Tesouras”, apresentado por Eliana no SBT. Uma celebridade nacional.
Há cinco anos com salão de beleza em Tatuí – o Thiago Martins Hair, no centro -, o cabeleireiro aponta tendências e aposta no atendimento à terceira idade, “um público muito fiel”, como um dos seus diferenciais.
De acordo com Thiago, a tendência do momento é a “transição capilar”: mulheres que estão assumindo os cabelos brancos, com muitos cuidados, e deixando de alisar, exibindo-os em cachos naturais.
“Foi uma tendência iniciada pelas francesas, que já aos 37, 35 anos, com o corpo superbem, a pele linda, cheia de viço, que querem assumir os cabelos brancos e naturais”, informa.
“E as brasileiras começaram a aderir a essa tendência do cabelo branco e, também, de quem alisava e está deixando cacheado agora. Estamos passando pela fase de transição capilar: quem pintava está deixando o cabelo branco e quem alisava está deixando o cabelo natural”, descreve Thiago.
“Isso na terceira idade está muito forte, e eu acho muito legal: clientes com mais de 60 anos que aposentaram a coloração”, reforça o “beauty influencer”.
De acordo com Thiago, em contrapartida, essas mulheres usam um pouco mais de maquiagem, para realçar ainda mais a pele, assim combinando melhor com os cabelos brancos.
Esta transição, no entanto, exige uma série de cuidados. O branco nasce mais poroso, quase impermeável. “Para hidratar, você precisa de mais cuidado, de mais tratamento, para ele absorver a água da máscara de hidratação, por exemplo”, detalha Thiago.
O cabelo branco também tem uma característica própria: ele vai oxidando a cor, amarelando. “Por isso são tão comuns esses xampus matizadores. Eles servem tanto para o cabelo branco como para quem tem o cabelo descolorido, loiro”, explica.
“Por conta da poluição, do sol, de fatores externos, usamos esses xampus neutralizantes, que normalmente têm um tom azulado ou roxo, que vai neutralizar esse tom amarelado”, ensina.
Uma dica de Thiago é usar xampus neutralizadores também em casa. “Confio mais do que usar essas henas, que vão deixando o cabelo roxinho. Não fica tão bom”, opina.
Todo tipo de cabelo, afirma Thiago, merece cuidados em casa também. “Todo cabelo precisa de reposição, de devolução de água, de proteínas, de nutrientes”, afirma.
E como fazer isso? “Através de máscaras, de hidratação, nutrição e reconstrução. Usa-se creme na pele todos os dias. Precisa a mesma coisa com o cabelo”, responde.
“Isso está começando agora. As clientes estão começando a ter cuidado mais forte com os cabelos. Tem o ‘skincare’, que é o cuidado com a pele todos os dias. Precisa da mesma coisa no cabelo. Aplicar um oleozinho durante o dia, máscaras intercaladas”, observa Thiago.
O especialista ensina que o cuidado em casa deve levar em conta um cronograma capilar. “Sempre oriento as mulheres. Elas podem ter esse cuidado no salão ou em casa”, acentua.
Sobre os cortes, Thiago afirma “haver de tudo”. Há as mulheres mais clássicas e as mais modernas, que são maioria. Ele cita, como exemplo, a cliente Clara Diament, revisora de 70 anos. “Não gosto de cabelos sem graça; para mim, tem de ser moderno”, diz ela.
Clara está no salão a cada 15 dias, religiosamente, para ajustar o corte curto e a coloração. “Para mim, é sagrado. Eu adoro vir aqui. Amo o Thiago, que é uma pessoa maravilhosa, um profissional maravilhoso. O ambiente é muito legal. A casa é linda, tem muita planta, que eu adoro”, comenta a cliente.
Ela sustenta que o Thiago Hair, para ela, foi “um achado”. “Quando vim de São Paulo, há um ano, meu medo era não encontrar um cabeleireiro de quem eu gostasse, e, para mim, o Thiago caiu do céu. A pessoa para colocar a mão na sua cabeça não pode ser qualquer uma. Tem de ser especial”, acrescenta.
“Ela é uma mulher moderna. Não adianta trazer a proposta de um cabelo clássico para ela, que não vai acontecer. Clara não vai ficar feliz. Ela gosta de um cabelo mais desconectado, mais moderno, e isso veste bem para a terceira idade. Eu diria que é a tendência da maioria mesmo: os cabelos mais modernos”, sustenta Thiago.
Ele cita o exemplo da apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga. “Ela é camaleônica. Ou está de peruca ou joga um cabelo arrepiado com pomada. Acho muito bacana”, observa.
“Salão-casa”
Para Thiago, é importante a cliente da terceira idade manter o cuidado com a beleza, de cabelo, pele, manicure, de salão, até para sair de casa, pela socialização.
“Às vezes, a cliente tem intimidade com o profissional, com a manicure, de anos. Ela conta o que aconteceu na semana. Esse convívio é muito positivo”, aponta.
Ele ainda observa que há a sensação de autocuidado agregada à socialização. “Ela vem, conversa com as pessoas, mas também está se cuidando. Aquele período é para ela. Naquela hora, por exemplo, ela está cuidando da autoestima, da beleza. É saudável”, acrescenta.
O profissional conta que, na pandemia, algumas clientes deixaram de ir ao salão, pela quarentena.
“Quando elas retornaram, a gente percebeu a diferença no comportamento delas”, avalia o profissional.
“Tive exemplo de uma pessoa próxima. Os dois anos da pandemia a debilitaram mais. Sempre teve uma agilidade de sair, uma longevidade, de vir ao salão e, de repente, ficou em casa. Hoje, para tirá-la, é uma dificuldade; ela não tem a mesma disposição. A gente percebe que quanto menos se faz, menos se quer fazer”, nota.
Thiago tem muitas clientes da terceira idade. “Na verdade, consigo atender aos dois públicos. O mais jovem, por conta do Instagram, do Facebook e do meu histórico profissional, mas consigo atender clientes de 50, 60, 70, 80 anos. Tenho uma cliente de 92 anos que adora vir ao salão”, enumera Thiago.
No entanto, ele reconhece, a cliente da terceira idade é a mais fiel. “A coloração é a cada 15 dias? Ela estará aqui a cada 15 dias. O cabelo é curto e demanda um ajuste a cada 40 dias? Ela estará aqui a cada 40 dias”, garante.
A preocupação com a ambientação é tanta que, em uma próxima reforma, Thiago pretende deixar o prédio mais acessível, com menos degraus, mais rampas, mais fácil para este público se locomover. E para cadeirantes.
Ele chama o espaço de “salão-casa”. “Queria que as pessoas, quando entrassem aqui, se sentissem na casa da avó. Por isso é cheio de plantas, a decoração das cadeiras e dos espelhos não é padronizada. Queria algo bem familiar. Os móveis são vintage (retrô)”, descreve.
Histórico
Thiago Martins começou a trabalhar com cabelos aos 13 anos e, com 15, já atuava em um salão. “Sou de São Paulo, onde comecei toda minha vida. Trabalhei por 20 anos no Brooklin. Aí, conheci Tatuí e passei a vir para visitar amigos”, lembra.
Nestas visitas, enxergou um nicho, pois soube que as mulheres de maior poder aquisitivo frequentavam salões em Sorocaba e São Paulo. “Pensei: ‘Tatuí está precisando de um profissional que atenda a este público’”, rememora.
Então, resolveu mudar-se para Tatuí. “Eu tinha mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, já era um cabeleireiro conhecido nacionalmente. Usei esta ferramenta de marketing pessoal, pois nunca tinha atendido ninguém aqui”, conta.
“O ser humano é curioso. Fiz um marketing muito forte quando estava para chegar; as pessoas iam para minhas redes sociais e, na época, eu já tinha os 60 mil seguidores. As pessoas se espantavam. Isso as deixou curiosas”, indica.
Ter participado de um reality show na TV também instigou mais a curiosidade dos tatuianos em conhecer o trabalho de Thiago Martins. “Hoje, vejo que apostei certo”, finaliza.
Thiago Martins Hair – praça Manoel Guedes, 94, centro. Telefone (15) 3251-9372 e (15) 99697-2448. Redes sociais: @thiagomartinshair