Fazenda Pingo D’Água inaugura na quarta o Museu “Cláudio Del Fiol”

Espaço é dedicado à preservação da memória, arte e cultura regional

Cláudio Del Fiol (Foto: Divulgação)
Da redação

A Fazenda Pingo D’Água inaugurou, nesta quarta-feira, 24, o Museu “Cláudio Del Fiol”, espaço dedicado à preservação da memória, da arte e da cultura regional.

Localizado às margens da rodovia SP-127, Km 115, sentido Tatuí, o museu oferece ao público “uma imersão no passado e celebra a trajetória de um dos mais importantes empresários da cidade”, conforme informado.

A iniciativa conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, “que reconhece a importância da ação para a valorização do patrimônio cultural do município”, acentua a assessoria de comunicação do Executivo.

O acervo reúne peças históricas, documentos, fotografias, pinturas de aeronaves e miniaturas que ajudam a contar a história de Cláudio Del Fiol, fundador da fábrica de peças elétricas Delmar, referência industrial no interior paulista, que mais tarde foi incorporada pela multinacional Hubbell Incorporated.

Além da atuação na indústria, Del Fiol foi pioneiro na aviação regional, sendo o primeiro empresário tatuiano a adquirir uma aeronave particular e realizar voo internacional para os Estados Unidos. O museu preserva esse legado em peças, como um jato T-33 Lockheed, turbinas, manuais técnicos e registros históricos.

Entre os destaques, está o retrato de Santos Dumont, pintado em 1950 pela artista paulistana Nair Opromolla, que apresenta o inventor de “forma rara”, sem o tradicional chapéu de palha. A obra, pertencente à família Del Fiol desde 1991, traz uma representação intimista do “Pai da Aviação”.

O espaço vai além da preservação histórica: terá contação de histórias, oficinas de arte, exposições de artesanato regional e outras atividades culturais, “transformando-se em um polo de lazer, educação e convivência para famílias, escolas e turistas”, ainda segundo antecipado.

Com estrutura acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, estacionamento gratuito e permissão para fotografias sem flash, “o Museu ‘Cláudio Del Fiol’ chega para consolidar-se como um novo espaço de cultura, memória e turismo em Tatuí”, segue a assessoria.

Ele será aberto à visitação em data a ser agendada e informada pela administração, com ingressos que poderão ser adquiridos na bilheteria da Fazenda Pingo D’Água ou pelo site www.fazendapingodagua.com.br.

O funcionamento será em horário comercial durante a semana, das 9h às 17h, mediante agendamento prévio para grupos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99847-5105.

Cláudio Del Fiol

Nascido em 1937, na cidade de Pelotas (RS), tornou-se um dos empresários mais notáveis da história de Tatuí. Em 12 de janeiro de 1966, fundou a fábrica de peças elétricas Delmar, dedicada à produção de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica.

Conduziu a empresa até 2005, quando ela foi incorporada pela multinacional americana Hubbell Incorporated.

Uniu-se em segundas núpcias, em 1972, a Lúcia Vieira Ferreira Del Fiol, sua companheira por mais de cinco décadas. Teve dois filhos: Cláudio Del Fiol Filho e Eric Del Fiol, frutos do primeiro casamento.

Apaixonado pela aviação, fez história ao tornar-se o primeiro empresário tatuiano a adquirir uma aeronave particular. Foi também pioneiro ao realizar o primeiro voo internacional, com destino aos Estados Unidos, “um feito que extrapolou os limites da cidade e projetou Tatuí em toda a região”, frisa a assessoria.

“Essa paixão, que refletia sua ousadia e amor pela liberdade, transformou-se em legado, hoje preservado e celebrado neste espaço como parte viva de sua memória”, conclui a comunicação da prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui