Fatec lança disco em homenagem a 110 anos do compositor Noel Rosa

84
A cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro com alunos da Fatec (foto: Matheus Assim / Divulgação)
Da reportagem

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” está trabalhando na divulgação de um novo álbum totalmente gravado e produzido na Gravadora Experimental do curso superior de tecnologia em produção fonográfica.

Desta vez, a produção é uma homenagem aos 110 anos do compositor, sambista, cantor, bandolinista e violonista brasileiro Noel Rosa – nascido em 11 de dezembro de 1910 e falecido em 4 de maio de 1937.

No disco, intitulado “Outras Bossas”,a cantora Jacque Falcheti interpreta dez canções do compositor carioca, acompanhada pela banda Retrato Brasileiro. O lançamento ocorreu à 0h desta sexta-feira, 11, data de aniversário do sambista.

Além do lançamento em todas as plataformas digitais, na sexta-feira também haveria uma live-show no canal da cantora no YouTube.

A obra também marca o aniversário de dez anos do curso, que neste período vem oferecendo gratuitamente estrutura física e administrativa para que centenas de singles, EPs e álbuns sejam gravados e lançados.

A O Progresso, o coordenador do curso de produção fonográfica, José Carlos Pires Júnior, contou ter recebido o projeto da cantora em setembro de 2019, em um processo de seleção, e, depois, iniciou o processo de planejamento e pesquisa até a gravação.

“Ela me apresentou o projeto,e senti que era importante por ser um álbum completo, com artistas importantes, que trariam certa visibilidade para o curso e, também, por ser um disco comemorativo, que ia casar com a comemoração dos dez anos do curso”, declarou.

Antes das gravações, uma equipe de produção executiva, formada por alunos e professores da faculdade, fez o planejamento do deslocamento dos artistas, o agendamento das gravações e estabeleceu um plano de gravação junto com os artistas.

A etapa seguinte, a gravação, ficou a cargo dos engenheiros de gravação e produção de áudio. O processo ocorreu entre os dias 16 e 21 de dezembro de 2019 nos estúdios da gravadora, com produção musical e arranjos orquestrados por Jacque e o trio Retrato Brasileiro.

“Fizemos as tomadas de gravação do disco no estúdio da Fatec de Tatuí, e,depois de gravado, este disco foi sendo preparado, ao longo deste ano, para o lançamento em todas as plataformas de streaming”, disse o coordenador.

Pires conta que a intenção era lançar o disco em agosto, mês no qual o curso de produção fonográfica completou dez anos de atividade. Contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, a equipe decidiu aguardar até a data do aniversário de Noel Rosa para o lançamento.

Das dez músicas do disco, três já foram lançadas antecipadamente, como “singles”,e estão disponíveis nas plataformas digitais. Pires acrescentou ainda estar previsto o lançamento de um DVD para o álbum.

“Este material não será produzido pela Fatec, mas também está em processo de gravação. A cantora conseguiu os recursos para os vídeos por meio da aprovação em um projeto de incentivo à cultura”, completou o coordenador.

Atualmente, a gravadora trabalha no processo de divulgação do material, por meio das mídias digitais, canais e veículos de comunicação, para dar publicidade ao disco.

Pires classificou o trabalho como um dos mais importantes da gravadora. “Já lançamos vários discos. O primeiro já foi bem importante, com repercussão internacional e lançamento na Alemanha, mas deste nós participamos de todo o processo até a cadeia de distribuição”, observou.

O coordenador ainda destacou o processo de produção do disco, realizado pela Gravadora Experimental da Fatec, como uma oportunidade de vivência prática para os estudantes do curso.

“Com isso, a gente consegue fazer com que os nossos alunos consigam vivenciar todas as cadeias da indústria fonografia, desde a seleção de projetos até a distribuição final do projeto e toda a parte que envolve a distribuição, cadeia publicitária e jornalística”, concluiu o coordenador.