Fatec inicia primeira oficina da Escola de Inovadores nesta segunda

Curso gratuito conta com 25 projetos e 50 alunos participantes

Alunos que participaram da primeira edição do programa na Fatec Tatuí (foto: divulgação Fatec)

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, gerida pelo Centro Paula Souza, inicia na segunda-feira, 23, a primeira oficina do programa Escola de Inovadores. O evento apresentará os projetos classificados e como funciona a iniciativa.

Trata-se de um curso de extensão gratuito, organizado pela Agência Inova CPS, que tem como objetivo ensinar pessoas a “transformar ideias inovadoras em empresas ou startups”, fornecendo ferramentas de empreendedorismo e inovação. Neste segundo semestre letivo, estão participando 25 projetos e 50 alunos.

De acordo com Rosana Bertila Giacomazzi, agente de inovação da região de Sorocaba, esta é a segunda vez que o município recebe o programa. No primeiro semestre, diversos projetos saíram do papel para entrar no mercado.

O desenvolvimento do programa acontecerá em um curso de extensão com 40 horas, distribuídas em dez encontros presenciais de quatro horas cada. Os encontros serão organizados semanalmente, às segundas-feiras.

A partir do dia 30, os alunos receberão as oficinas sobre comportamento empreendedor: Canvas – Modelo de Negócios; “Design Thinking e Prototipagem”; “Legislação e Proteção Empresarial”; “Tecnologia Aplicada aos Negócios”; “Fontes de Financiamento para Startups”; “Visão de Finanças e Mercado”; “Marketing em Startups, Pitch”; e “Clínica de Negócios”.

Rosana conta que o décimo encontro é marcado por um “balcão de mentorias”, no qual os participantes poderão receber consultorias de profissionais na construção dos planos de negócios.

Ao final, acontece o “Demo Day”, no qual as propostas de startups serão apresentadas a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.

“Uma banca examinadora avaliará a proposta de valor sob vários aspectos e apresentará ao proponente sugestões e críticas de melhorias. Dessa forma, tais projetos poderão ser direcionados para a pré-incubação em uma incubadora, aceleradora, ou um parque tecnológico. A finalidade é transformar os projetos em negócios”, acentuou a agente.

Para a segunda edição do programa em Tatuí, foram inscritos 33 projetos. Deste total, foram selecionados 25 para participarem das oficinas, sendo que os três primeiros colocados já iniciam aptos a seguirem para uma incubadora de empresas e participam do desafio “Be The Boss” – programa do Sebrae, em parceria com o Inova.

“Temos vários projetos na incubadora de Tatuí e há projetos que seguiram para a incubadora do parque tecnológico de Sorocaba. É uma oportunidade para que os participantes, realmente, coloquem seus projetos em prática, e de uma forma real, com possibilidade de mercado”, apontou Rosana.

A enfermeira e consultora de aleitamento materno Nathalia Torquato Caldeira participou da primeira edição do programa na Fatec Tatuí, com o projeto “Amaterno”, uma plataforma que permite a construção de uma rede de profissionais de saúde, materno-infantil que fazem atendimento para mulheres em período pós-parto.

Ao término do programa, Nathalia conquistou o primeiro lugar no “Demo Day” e, assim, começou uma jornada empreendedora. O “case” mercadológico foi parar na aula de fundamentos de marketing do curso de gestão de tecnologia da informação da Fatec. Atualmente, o projeto dela está em fase de aceleração no parque tecnológico de Sorocaba.

“Quando iniciei a escola de inovadores, a ideia era aprender sobre empreendedorismo e como me colocar no mercado de maneira solida e eficaz. Nas primeiras aulas, tudo mudou, até a forma como enxergava minhas possibilidades, chegando ao ponto da geração desta startup”, comentou a participante.

“A Escola de Inovadores abriu portas que eu, sozinha, jamais conseguiria. O programa mostra que é possível uma pessoa que não entendia nada de empreendedorismo transformar, melhorar e alcançar. Agora, é aprimorar tudo que apreendi”, completou a aluna.