Na quinta-feira da semana passada, 17, a Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec) realizou a primeira edição do “Startup Day”.
Na ocasião, o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Agência Inova Sorocaba, Rodrigo Mendes, e dois empreendedores, Ricardo Amaral e Bruno Abdelnur, estiveram na instituição.
Nesse dia, os estudantes da Fatec tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória dos dois empresários e ver quais foram os maiores desafios na hora de montar a própria empresa.
Por meio de bate-papo informal, os alunos puderam descobrir quais os caminhos trilhados pelos empreendedores para alcançarem resultados positivos. Também tiveram a chance de falar das ideias deles e discutirem com os outros estudantes, além de receberem conselhos e críticas.
Nessa dinâmica, os mediadores questionaram e instigaram os alunos, deram ideias de novas oportunidades e, até, derrubavam as proposições dos estudantes, mostrando que elas não eram tão inovadoras.
De acordo com a professora e agente local de inovação da Fatec, Rosana Giacomazi, o objetivo do evento foi desenvolver ideias de negócios inovadores entre os alunos, inserir a cultura de inovação na faculdade e internalizar o empreendedorismo.
“Nós queremos mudar a vida dos estudantes de forma estruturada. E é bacana ver que eles têm interesse, principalmente porque percebem que as ideias podem virar um negócio de verdade”, destacou Rosana.
O diretor da Fatec de Tatuí, Mauro Tomazela, reforça que o “Startup Day” ajuda os alunos a colocarem ideias em ação. “Quando promovemos um evento como esse, com empreendedores relatando os caminhos que seguiram, os alunos percebem que é possível”.
Tomazela lembra que o objetivo da instituição é dar estrutura para que os estudantes possam desenvolver o próprio negócio. “Os alunos são muito criativos e têm muitas ideias, mas, às vezes, não conseguem colocá-las em prática”.
O diretor ainda pondera: “Mesmo que eles não sejam donos da própria empresa, precisam ter ideias inovadoras onde quer que estejam, pois o mercado exige que os profissionais sejam agentes de transformação”, finalizou.
Para Mendes, o objetivo do “Startup Day” é fomentar a cultura do empreendedorismo e dar ferramentas para que os alunos possam transformar ideias em modelos viáveis de negócios.
“Esse evento possibilita um momento interessante de interação, em que os alunos podem discutir suas ideias e ver se ela é viável, para então desenvolvê-la. Essa é oportunidade que eles têm de testar a ideia, validar e ver se esse é o caminho certo”.
Mendes também reforça que o importante é que os estudantes troquem informações e experiências e, até, formem grupos para desenvolver uma ideia. “Queremos difundir o empreendedorismo e a inovação entre os jovens universitários”.
O “Startup Day” contou com a parceria do Parque Tecnológico de Sorocaba, do Clube Startup e do Inova Sorocaba.