Inscrições para processos seletivos das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Estado de São Paulo ficarão abertas até as 15h do dia 14 de maio.
O vestibular para o segundo semestre de 2014 vem com uma novidade: primeiro curso de graduação tecnológica à distância na área de gestão empresarial.
O programa, segundo a assessoria de comunicação do Centro Paula Souza, foi desenvolvido em parceria com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
São 14.605 vagas oferecidas para todo o Estado, conforme a assessoria. No ano passado, foram disponibilizadas 12.555 vagas, portanto, havendo crescimento de 2.050.
Para participar de processo seletivo, o candidato deverá ter concluído, ou estar cursando o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
As inscrições devem ser feitas no site www.vestibularfatec.com.br. A prova será no dia 15 de junho.
Para que a inscrição seja efetivada, é necessário preencher ficha e questionário socioeconômico, imprimir boleto e pagar taxa no valor de R$ 70, em qualquer agência bancária.
Conforme a assessoria, no ato da inscrição, o candidato escolherá um curso em primeira opção e poderá colocar como segunda opção o mesmo curso – presencial ou EaD (ensino à distância), em outro período na mesma Fatec, ou o mesmo curso (presencial ou EaD) em qualquer período de outra Fatec, ou, ainda, qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias, em qualquer Fatec e período.
Em Tatuí, os cursos oferecidos são: automação industrial, gestão da tecnologia da informação, gestão empresarial, manutenção industrial e produção fonográfica.
Inclusão social
De acordo com a assessoria de comunicação, o sistema de pontuação acrescida concede bônus – acréscimo de pontos à nota final obtida no exame do vestibular – de 3% para estudantes afrodescendentes e 10% aos oriundos da rede pública. Se o aluno estiver incluído nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deverá informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou, integralmente, o ensino médio em rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula, por meio de apresentação do histórico ou declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.
A assessoria de comunicação informa que é indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida, caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.