
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, desde esta segunda-feira, 22, a Farmácia Solidária em Tatuí passou a funcionar no prédio da Secretaria de Saúde, localizado na avenida Cônego João Clímaco, 140 (Avenida das Mangueiras). O atendimento ao público é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.
Antes instalada na praça Adelaide Guedes, s/nº, no centro, a unidade continua realizando a distribuição gratuita de medicamentos à população em situação de vulnerabilidade social, mediante apresentação de receita médica. O objetivo do programa é ampliar o acesso a tratamentos essenciais.
A Farmácia Solidária funciona com base em doações voluntárias de empresas e laboratórios, que fornecem medicamentos próximos do vencimento (ainda dentro do prazo legal) e amostras grátis que não podem ser comercializadas, “mas são fundamentais para atender quem mais precisa”.
Criado por projeto de lei do Poder Executivo, aprovado em 23 de agosto de 2017, o programa Farmácia Solidária “nasceu de uma sugestão do vereador Daniel Almeida Rezende e tem como um de seus principais objetivos combater o desperdício de medicamentos, dando nova utilidade a produtos que poderiam ser descartados”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação do Executivo.
Para receber os medicamentos, o cidadão precisa estar cadastrado no programa e apresentar receituário original com nome legível, assinatura e CRM do médico.
Em casos de medicamentos controlados, é exigido o receituário específico. A legislação também determina que menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis para a retirada dos remédios.