As matinês foram uma das maiores atrações deste Carnaval. O evento, voltado às crianças, teve duas edições na Praça da Matriz. Elas aconteceram no domingo, 3, e na terça-feira, 5 reunindo milhares de pessoas.
O público pôde divertir-se ao som de DJs, que tocaram as tradicionais marchinhas carnavalescas, e acompanhar apresentações do Cordão dos Bichos Mirim, da Emei (Escola de Ensino Infantil) “Joaquim da Silva Campos” (Valinho) e da Galinha Pintadinha.
Houve, ainda, brincadeiras incentivadas pelo grupo do animador Alexandre de Jesus Bossolan. Nele, há quatro palhaços, entre os quais, “Batatinha”, interpretado por Bossolan. Juntos, eles realizaram gincanas e comandaram a apresentação das atividades artísticas da programação.
As matinês reuniram público diverso e animado. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos compuseram a miscelânea que passou pela Matriz. O destaque ficou para a animação das pessoas contagiadas pelo “clima carnavalesco”.
Durante as atividades, a Prefeitura distribuiu confetes e serpentinas para quem pulou as matinês. A prefeitura ofereceu, ainda, uma oficina de confecção de máscaras e estande para pintura facial.
Ambas as ações foram realizadas pelas equipes municipais do PEF (Programa Escola da Família), de sete escolas tatuianas, e pelo grupo de Bossolan. Somente a oficina contou com apoio de mais de 20 profissionais, entre voluntários, gestores e educadores profissionais.
Conforme Elisabete Ferraz, uma das responsáveis pela oficina de máscaras, a atividade foi direcionada a crianças a partir de quatro anos. “As máscaras vêm cortadas no formato. Elas escolhem o desenho, recebem cola, brilhos e lantejoulas para customizar e saem daqui usando”, contou.
No total, o grupo de trabalho preparou 300 máscaras. Já a tenda de pintura facial recebeu cerca de 200 crianças por dia de folia, conforme informou Fernando Prates Caetano, funcionário do PEF.
“As crianças querem ser super-heróis, princesas, gatinhos, varia muito, mas saem daqui muito felizes com a pintura. A maioria das pessoas que estão aqui já trabalha com pintura e artesanato. Juntamos todos e viemos para cá alegrar as crianças”, comentou.
O diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna, ressaltou que a folia deste ano foi “um sucesso”. Ele conta que as ruas e praças lotaram nos quatro dias de folia e salienta que a festa foi “bem familiar”.
“O melhor de tudo é ver a família se divertindo. As crianças aqui, com total segurança em um lugar reservado; o pai podendo deixar a criança tranquila, ou divertindo-se junto com ela, todo mundo dividindo este momento de Carnaval”, concluiu.