Falta de sinal impede inauguração do ‘Acessa’ no Jardim Santa Rita





Arquivo O Progresso

Acessa SP, no Jardim Santa Rita, ainda não tem data definida para inauguração e uso da população

 

Previsto para ser inaugurado no final de maio, o terceiro ponto do Acessa São Paulo em Tatuí ainda não tem data para começar a ser utilizado. A imprevisão está relacionada à internet. “O problema é a internet da Vivo”, informou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

Conforme ele, a falta de sinal está impedindo o funcionamento do espaço no Jardim Santa Rita de Cássia. O prefeito disse que o Executivo já cumpriu todos os prazos e etapas que cabiam à administração municipal. Entretanto, vem enfrentando dificuldades em disponibilizar o sinal de internet.

“Já está tudo pronto. As máquinas (computadores cedidos pelo governo do Estado) estão instaladas e o prédio foi todo reformado, mas a questão é a Vivo”, disse Manu.

De acordo com ele, o sinal enviado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) tem de ser fornecido pela empresa de telefonia. “A Vivo é um problema que todo mundo está sentindo no usar o telefone. Ela não disponibilizou a internet”, frisou o prefeito.

Para permitir que o espaço seja utilizado, a Prefeitura anunciou que está colocando em prática um “plano B”. A ideia é que o Executivo possa disponibilizar o mesmo sinal (via rádio) utilizado nas praças, por meio do projeto de internet gratuita.

“Como nós estamos oferecendo esse serviço em várias praças da cidade, o nosso diretor de TI (tecnologia da informação) está tentando disponibilizar o sinal, enquanto a Vivo não manda o dela – por ramal – para o bairro”, adiantou Manu.

A solução é apontada pelo prefeito como paliativa, já que a Vivo é quem – por questões de convênio – teria de oferecer o serviço. “Funcionaria provisoriamente”, disse.

Depois de a companhia resolver a questão, o equipamento instalado pela Prefeitura deverá ser utilizado em outro ponto do município. “Eu determinei ao pessoal de TI que faça isso o mais rápido possível”, salientou Manu.

Ainda conforme ele, a equipe do departamento de tecnologia da informação está realizando levantamento dos equipamentos que terão de ser adquiridos pela Prefeitura. Entre eles, estão antenas e rádios para o envio do sinal.

Anunciado em setembro do ano passado, o terceiro ponto do Acessa São Paulo em Tatuí é fruto de projeto encabeçado pela Secretaria Municipal da Indústria e Desenvolvimento Econômico e Social. A ideia é permitir uma descentralização do serviço, uma vez que o programa tem duas unidades no centro da cidade.

Conforme explicou o responsável pela pasta, Ronaldo José da Mota, a ideia de instalar um terceiro ponto nasceu de estudo realizado pela equipe da secretaria e por pedidos de pessoas que residem no Santa Rita e em bairros adjacentes.

Atualmente, Tatuí conta com dois pontos do Acessa, sendo um ao lado da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, anexo ao Centro Cultural Municipal, e outro dentro do Poupatempo.

O primeiro espaço fica na praça Martinho Guedes, 12, e o segundo, na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135. Ambos estão localizados no centro e são usados por pessoas de todo o município.

O Acessa é um programa de inclusão digital e utilizado, atualmente, como uma espécie de “lan house” municipal. Para expandi-lo, o secretário buscou informações junto à Secretaria Estadual de Gestão Pública. O objetivo era apresentar nova solicitação e dar início a um projeto de descentralização do serviço.

Durante os estudos, o secretário descobriu que existia a possibilidade de Tatuí contar com mais um posto. Em consequência disso, apresentou formalmente o pedido para levar o serviço a moradores da região do Santa Rita. Como justificativa, afirmou que o bairro é o mais populoso do município.

A região agrega, aproximadamente, 15 mil moradores. O número soma os residentes nos conjuntos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), bairro Tanquinho e Jardins Gramado e Novo Horizonte, sem contar as residências situadas em bairros rurais.

Em função dos argumentos, o secretário recebeu resposta positiva do governo do Estado e passou a procurar um espaço. Em janeiro deste ano, o Executivo deu início às adequações do imóvel que abrigará a unidade na região.

As obras ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura e incluíram “pequenas modificações” no local.

O ponto do Acessa no Santa Rita fica na rua Benedito Martins, 520, e estava previsto para ser inaugurado no dia 1º de fevereiro. A data foi estendida para maio – por questão técnica – e novamente adiada, em função do sinal de internet.

A reportagem tentou contato com a companhia de telefonia para abordar a questão apresentada pelo prefeito. Entretanto, até o fechamento desta edição (sexta-feira, 13, 17h), a assessoria de comunicação da empresa não havia retornado.