Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, realiza, até o dia 30 de junho, a exposição temporária “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Domingos Jacob Filho, conhecido como Mingo Jacob.
Com trabalhos em óleo sobre tela, a exposição retrata as paisagens rurais de Tatuí, cidade natal de Paulo Setúbal, fazendo um tributo à “terra do chão vermelho”.
Ela também faz parte do Concurso Literário “Paulo Setúbal”, de abrangência municipal, que comemora, neste ano, o centenário de publicação do livro “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano.
O concurso é direcionado aos alunos da rede municipal de educação, que podem fazer sua inscrição até o dia 1º de junho. Os vencedores do certame serão conhecidos no mês de agosto, durante a 79ª Semana Paulo Setúbal.
Além de contemplarem as telas, os alunos e familiares que visitarem a exposição terão acesso a um vídeo produzido pelo departamento de comunicação da prefeitura, que auxilia no entendimento do Concurso de Literatura e Artes Visuais deste ano.
Os participantes do concurso poderão construir seus trabalhos para concorrer ao prêmio com o auxílio de familiares e encaminhar para a unidade escolar, que fará a inscrição.
A exposição “Terra de Paulo Setúbal” é gratuita para os alunos e a comunidade em geral, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e segue todos os protocolos sanitários para combater a proliferação da Covid-19.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.
Sobre o artista
Mingo Jacob iniciou a carreira artística no final dos anos 70, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da serigrafia.
Na pintura em óleo sobre tela, começou os estudos com a professora Therezinha Pinto, “que, com seus ensinamentos, iniciou-o definitivamente no mudo da pintura a óleo”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação do Executivo.
Em 2008, aperfeiçoou-se em pintura acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.
Foi presidente da Associação Amigos do Recanto Tranquilo Atibaia (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na Visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade.
Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações.