Exposição marca início do Carnaval 2020

725
Secretaria monta força-tarefa entre todos os órgãos municipais para a folia 2020 (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove nesta sexta-feira, 31, às 19h, a abertura da exposição “Eu Sou do Samba… Eu Sou o Carnaval”. O evento, que acontecerá no Centro Cultural, marcará o início da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”.

A mostra também é uma homenagem ao carnavalesco Paulo Vagalume e deve contar com presença de integrantes do Cordão dos Bichos e dos blocos carnavalescos Império do Samba e bateria do Clube de Campo.

O pré-Carnaval de Tatuí também já tem programação confirmada para o próximo sábado, 1º, na Praça na Matriz, com a abertura do projeto “Esquenta de Carnaval”. O evento acontecerá todos os sábados de fevereiro, sempre às 11h, com atrações diversas.

A abertura, no sábado, será realizada pela Banda do Lagartixa, com percussão, sax, guitarra, vocal e coordenação de Sérgio de Oliveira, o Lagartixa. A banda apresentará repertório “completo para agradar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”.

Em seguida, ainda no sábado, haverá apresentação da bateria da escola de samba “Império do Samba”. O bloco é formado por foliões de diversas comunidades tatuianas e, atualmente, tem como presidente Regina Alves, vice-presidente, Roberta Silva, e na diretoria, Carlos Eduardo e Clayton Cardoso.

O grupo foi formado em 2011 com o intuito de “resgatar o bloco de rua e promover eventos em geral”. Começou as atividades com o nome “TATUQ”, contudo, com o aumento do número de componentes no segundo ano, passou a chamar-se “Império de Vila Esperança” e, posteriormente, foi batizado como “Império do Samba”.

A animação do segundo sábado do mês (dia 8) fica por conta do bloco do Clube de Campo. Já no dia 15, os integrantes da Banda do Bonde serão a atração. Para o dia 22, a atração ainda não foi divulgada.

O “Esquenta de Carnaval” é um projeto que faz parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”. Conforme a Secretaria Municipal, o evento tem o intuito de antecipar as festividades carnavalescas e apresentar ao público o que os blocos estão produzindo para o Carnaval.

A prefeitura ainda não divulgou a programação completa da folia tatuiana. O secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, informou que alguns detalhes ainda devem ser definidos, mas antecipou que a programação deverá seguir os mesmos moldes de anos anteriores.

Além da exposição e dos ensaios abertos na Praça da Matriz, estão previstos eventos como o pré-Carnaval do CEU das Artes e do distrito de Americana.

Conforme Sinisgalli, serão quatro dias de folia e atividades na Praça da Matriz. Nos dias 22 e 24 de fevereiro, a partir das 21h, ocorrerão bailes carnavalescos com abertura do Cordão dos Bichos e atrações musicais com bandas e DJs.

Já nos dias 22 e 24 de fevereiro, o espaço público deverá receber duas matinês no período da tarde. À noite, o local será palco de encontros dos blocos de rua formados por associações e clubes de serviços.

Uma reunião técnica aconteceu na sede do Centro Cultural, dia 15 de janeiro, para definir as ações estratégicas a serem adotadas durante as festividades. Na ocasião, participaram secretários de diversos setores, além de agentes de turismo, segurança, saúde e desenvolvimento social.

Conforme divulgado pela prefeitura, os participantes da reunião decidiram montar uma força-tarefa entre todos os órgãos municipais envolvidos, visando “zelar pela boa convivência e segurança dos foliões, com foco na melhor organização dos festejos”.

Uma primeira reunião já havia sido realizada, no dia 12 de dezembro de 2019, com dirigentes de clubes e agremiações carnavalescas, entre elas, Banda do Bonde, Os Boêmios, Vagalume, Unidos de Americana, Império do Samba, Cordão dos Bichos e Cordão dos Bichos Mirim, para a apresentação da pré-agenda do “Tatuí Folia 2020”.

“A organização do evento também ouviu ideias e experiências, tendo como base os Carnavais dos anos anteriores, além das perspectivas das agremiações para garantir um ambiente saudável, seguro e com muita animação para os foliões no Carnaval deste ano”, segundo a prefeitura.

Após a confirmação das atividades, conforme Sinisgalli, os organizadores promoverão uma reunião técnica envolvendo Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, departamentos municipais e seguranças.

“A equipe de TI (tecnologia da informação) da prefeitura será responsável por todas as câmeras de monitoramento da Praça da Matriz, interligadas com a GCM. Todos estarão envolvidos na segurança do evento”, frisou o secretário.

Embora a prefeitura ainda não tenha divulgado a programação oficial da folia tatuiana, algumas agremiações também já iniciaram os ensaios e preparativos para as festividades no município.

A bateria da Banda do Bonde já realizou o primeiro ensaio, dia 11, no ginásio de esportes da Associação Atlética XI de Agosto, e os encontros do bloco seguem às sextas-feiras, das 20h às 22h.

Já aos sábados, às 17h30, há apresentação musical e, a partir das 19h, começa o ensaio da bateria. Além dos integrantes da agremiação e associados do clube, os encontros são abertos a qualquer pessoa, mediante pagamento de taxa de entrada.

A agremiação também já definiu que manterá o modelo de atividades tradicional, com dois passeios por ruas do município, passando pela Praça da Matriz, e duas festas restritas, nas dependências do XI de Agosto.

Os passeios da Banda do Bonde acontecerão no dia 23 de fevereiro, um domingo, às 20h, e na terça-feira, 25 de fevereiro, a partir das 19h. A folia seguirá com a “Festa do Bonde”, no sábado, 22 de fevereiro, e a “Festa à Fantasia”, dois dias depois.

De acordo com o titular da pasta, além da Banda do Bonde, a Império do Samba, o Bloco do Clube de Campo e o Bloco Unidos da Americana já iniciaram os ensaios.