Um total de 24 imagens “expressivas” faz da exposição “O Olhar do Minotauro”. Buscando a compreensão da “diversidade cultural e reflexões sobre a consciência social”, o acervo é de autoria do fotógrafo Renan Rosa.
A mostra, aberta na terça-feira, 3, pode ser visitada gratuitamente até o próximo dia 29, no Sesi, à avenida Jornalista Júlio de Mesquita Filho s/n, vila Doutor Laurindo, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Em “O Olhar do Minotauro”, o fotógrafo “traduz em linhas e contornos um olhar que explora a realidade em sua forma mais pura e legítima, rejeitando qualquer ilusão para mascarar imperfeições”, conforme divulgado pela entidade.
“Assim como um minotauro, figura da mitologia grega, meio homem, meio touro, ser de uma raça imaginária, Rosa coloca-se em uma posição imparcial, mas sem perder seu caráter humano de observação dos fatos”, segue o material encaminhado à imprensa.
Rosa é fotógrafo profissional, graduado pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo. Durante 12 anos, e de forma autônoma, percorreu mais de 50 países, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e costumes.
Ele “intercala essas influências estrangeiras às raízes miscigenadas brasileiras”. Atualmente, é colaborador de agências fotográficas no exterior e, desde 2010, numa parceria com a curadora Aline Stürmer, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo.