Da reportagem
Em razão das paralisações de caminhoneiros durante a primeira semana do mês, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) remarcou para estes dias 13 e 14, domingo e segunda-feira, no Centro Hípico de Tatuí, as três exposições do calendário do cavalo árabe no Brasil: a Brazilian Breeders’ Cup 2022, a Internacional do Cavalo Árabe 2022 e a Copa Brasil 2022. A entrada é gratuita e a premiação, de R$ 170 mil.
Durante exposições da raça, a ABCCA promove ação com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação, por meio de doações dos visitantes dos eventos. Os interessados podem doar um quilo de alimento não perecível e brinquedos.
“O projeto busca arrecadar doações de alimentos e brinquedos para serem doados ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat). Dentro dos pilares da ABCCA, a parte assistencial tem sido de extrema importância desde o início dos trabalhos da atual diretoria”, divulgou a assessoria de comunicação da associação.
Organizadas pela ABCCA, as exposições devem reunir mais de 170 animais da raça, que entram em pista para disputar duas modalidades. Uma delas é a “halter”, na qual devem ser mostrados no cabresto, parados, ao passo e ao trote. Os juízes analisam individualmente e comparativamente ao grupo de cavalos em julgamento, procurando sempre o mais próximo ao ideal da raça.
A outra modalidade é a performance, dividida por estilos de montaria e segmentadas pelas modalidades: júnior, sênior, expositor, proprietário, iniciantes e categoria aberta, bem como por intervalos de idade do cavaleiro. A depender da modalidade, pode haver alterações nos tipos de indumentária, embocaduras e arreios.
No domingo, 13, abrindo a programação, são realizadas as provas de halter válidas pela Brazilian Breeders’ Cup, na qual somente criadores, que ao mesmo tempo também são proprietários, podem participar. De acordo com a organização, é o prêmio mais “cobiçado”, uma vez que elege o melhor programa de criação do momento.
“Como parte da programação da Brazilian Breeders’ Cup 2022, também há a Stallion Cup, uma premiação anual que visa estimular a divulgação da produção dos reprodutores utilizados no Brasil e no exterior, através do julgamento de seus produtos”, relata a equipe organizadora.
Além da Brazilian Breeders’ Cup 2022, na segunda-feira, 14, acontecem as disputas de outras duas exposições do cavalo árabe, entre as quais, a Internacional, que inclui provas de performance e halter.
Já na Copa Brasil, há disputas apenas de halter, que, segundo os organizadores, são as últimas de 2022, as quais somam pontos para o ranking melhores do ano da ABCCA.
A classificação final dos melhores criadores, expositores e animais será definida após o resultado das disputas, tanto da Internacional do Cavalo Árabe quanto da Copa Brasil.
“Vale destacar que, na Copa Brasil, a ABCCA irá distribuir R$ 60 mil para os três melhores animais de cada Campeonato do Ranking 2022”, acrescentam os organizadores.
Para a avaliação dos animais nas provas de halter, a ABCCA selecionou os jurados: Antonia Bautista, da Espanha; Bruce McCrea e Jerzy George Zbyszewski, ambos dos Estados Unidos; Majed Abdullah Al Mehyawi, da Arábia Saudita; e, por último, Luiz Álvaro M. Rocco, do Brasil.
Durante a programação, acontecerão dois leilões: o Zaya Embrion Selection e o Rach Classic.